Adeus ano velho. Feliz peso novo!

 


Todo início de ano, milhares de pessoas começam uma dieta para entrar em forma. Entretanto, de acordo com o Estudo do Statistic Brain Research Institute, 50% delas desistem antes do carnaval. Com 12 meses de desistência, essas pessoas irão chegar ao final do ano com mais excesso de peso. Mediante esse cenário o livro Temporada 1, que fala com humor sobre a gordofobia, desfila na mão dos leitores nesse verão

É no fim do ano que muita gente aproveita para encerrar velhos hábitos e começar um ciclo com novas metas. A saúde e o bem-estar não ficam de fora com a nova rotina.

Atualmente, estar infeliz com o próprio corpo parece ser pré-requisito da vida adulta. Estudos têm revelado o quanto as mulheres estão insatisfeitas com o corpo e iniciado dietas malucas, principalmente após as festividades do Natal e do Réveillon.

No Brasil, uma em cada cinco pessoas estão com sobrepeso ou obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde. A projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cerca de 2,3 bilhões de pessoas estejam acima do peso, sendo 700 milhões obesas até 2025.

Por outro lado, a auto aceitação e o equilíbrio têm se tornado sinônimo de liberdade para muitas brasileiras. Mas afinal qual o peso do seu peso? É o que explica Vanessa Sap, autora do livro Temporada 1. “Eu acredito que o momento de ativismo que vivemos contribuirá para futuras gerações com maior equilíbrio emocional”, diz.

De leitura leve, humor inteligente e ácido, TEMPORADA 1 nos leva em discussões bem atuais como o racismo, a predileção por magros, dependências (comida sendo apenas um deles) e o machismo. São mais de 50 personagens dos quais homenageiam artistas plásticos contemporâneos brasileiros, que de alguma maneira serviram de inspiração à autora.

Além da saúde, outro ponto de relevância é o preconceito enfrentado por essas pessoas no âmbito social. Um estudo científico publicado no ano passado pela Nature Medicine, assinado por mais de 100 instituições de todo o mundo, mostra que o preconceito contra a obesidade tem afetado as relações sociais e a saúde mental. Ainda segundo o estudo, cerca de 19% a 42% sofrem com a discriminação. A taxa é maior principalmente entre as mulheres e aqueles em que o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, divulgou os dados da Pesquisa Nacional de Saúde PNS 2019 que mostrou que 29,5% das mulheres têm obesidade, praticamente uma em cada três — contra 21,8% dos homens.

Ainda em 2019 o estudo do IBGE também destaca que 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais, que correspondia a 96 milhões de pessoas, estavam acima do peso.

Para Vanessa Sap, o tema polêmico e atual sobressaiu ainda mais durante a pandemia. “Observo que as postagens das redes sociais acirraram ainda mais os processos de ansiedade e quadros de depressão”, relata.

A escritora afirma que o livro deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio. “Quem quiser que fique magro. Muito magro”, finaliza Vanessa.

 

SERVIÇO DO LIVRO

Editora Labrador

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas

Link para a compra na Amazon: https://url.gratis/qGgeiM

Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49

Rede Social – Vanessa Sap https://url.gratis/mcdftJ

Editora Labrador - https://url.gratis/N5qkNj

Instagram - @vanessa_sap_oficial

Comentários