Verduras e legumes congelados ganham espaço nas prateleiras pela praticidade

 


Especialista em marketing e CEO da Complement Consultoria, Juam Rosa, explica o aumento do consumo de alimentos congelados

Quando se trata de alimentação, os brasileiros costumam ter um paladar diversificado e que vai muito além do básico. As verduras e legumes são incorporadas a diversos pratos e fazem toda a diferença no dia a dia da população. Para adicionar ainda mais praticidade às refeições, muitos optam por comprar os itens congelados.

O CEO da Complement Consultoria, Juam Rosa, atribui o aumento do consumo de alimentos congelados ao menor tempo e facilidade de preparo. “Houve um grande aumento na demanda por produtos que possam ser armazenados por longos períodos. Além disso, as pessoas priorizam a facilidade dos produtos congelados que, pré-cozidos, mantêm a proteína e frescor”, explica.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, o consumo desses produtos passou de 24,1% para 31,1%, considerando somente a população urbana. O crescimento se dá principalmente devido ao grande número de adultos que moram sozinhos ou iniciaram a vida a dois, com trabalhos distantes e horários apertados, fazendo com que os alimentos congelados sejam uma excelente opção para quem não dispõe de tempo para um preparo mais demorado.

Para os mercados e comércios especializados, é fundamental se atentar para a tendência e apostar nesse setor. Juam conta que os supermercados passaram a dar importância após perceber o aumento considerável na quantidade de clientes que escolhem o consumo de legumes congelados, seja impulsionados pela opção de vida saudável ou só pela praticidade com qualidade.

O executivo esclarece que é necessário ter cuidados especiais com a disposição e apresentação dos itens. “O tipo de pontos refrigerados onde é centralizada essa exposição nem sempre está na sua melhor apresentação; algumas vezes com temperaturas altas, empilhamento inapropriado e excesso de gelo. No entanto, hoje essa tratativa está bem melhor, com a tecnologia aliada à expertise técnica ajudando a alcançar ótimos resultados?”, esclarece.

Uma das dicas do especialista em marketing é utilizar táticas como o cross merchandising, sendo que produtos de categorias distintas podem se complementar e facilitar a compra com ações simples, como o lembrete que esses itens podem ser combinados. “É um produto diferenciado e de nicho, então os cuidados começam desde a aquisição do produto até a última etapa da venda”, finaliza.

*Juam Rosa é fundador e CEO ativo da Complement Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e Representações, com mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o varejo supermercadista, atacadista, a indústria e o comércio.  Atuam  nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,  com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de confecções, lojas e fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades do lar,  atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de pequeno e médio porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas entre 200 e 3.000m². A equipe domina o operacional, comercial, financeiro, tributário, contábil e  administrativo do varejo e frequentemente implantamos modelos de trabalho e conceitos de operação que vão desde a abertura de pequenas lojas até a expansão de layout e física de 400 a 1.500m² com planograma de mercadorias e gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos processos, implementam  ferramentas gerenciais simples e eficientes, testadas e validadas nos mais diferentes modelos de negócios e que a princípio costumavam ser acessíveis apenas às grandes lojas e franquias.

Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.

Comentários