Especialista em marketing e CEO da Complement
Consultoria, Juam Rosa, explica o aumento do consumo de alimentos congelados
Quando
se trata de alimentação, os brasileiros costumam ter um paladar diversificado e
que vai muito além do básico. As verduras e legumes são incorporadas a diversos
pratos e fazem toda a diferença no dia a dia da população. Para adicionar ainda
mais praticidade às refeições, muitos optam por comprar os itens congelados.
O
CEO da Complement Consultoria, Juam Rosa, atribui o aumento do consumo de
alimentos congelados ao menor tempo e facilidade de preparo. “Houve um grande
aumento na demanda por produtos que possam ser armazenados por longos períodos.
Além disso, as pessoas priorizam a facilidade dos produtos congelados que,
pré-cozidos, mantêm a proteína e frescor”, explica.
Segundo
a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, o consumo desses produtos
passou de 24,1% para 31,1%, considerando somente a população urbana. O
crescimento se dá principalmente devido ao grande número de adultos que moram
sozinhos ou iniciaram a vida a dois, com trabalhos distantes e horários
apertados, fazendo com que os alimentos congelados sejam uma excelente opção
para quem não dispõe de tempo para um preparo mais demorado.
Para
os mercados e comércios especializados, é fundamental se atentar para a
tendência e apostar nesse setor. Juam conta que os supermercados passaram a dar
importância após perceber o aumento considerável na quantidade de clientes que
escolhem o consumo de legumes congelados, seja impulsionados pela opção de vida
saudável ou só pela praticidade com qualidade.
O
executivo esclarece que é necessário ter cuidados especiais com a disposição e
apresentação dos itens. “O tipo de pontos refrigerados onde é centralizada essa
exposição nem sempre está na sua melhor apresentação; algumas vezes com
temperaturas altas, empilhamento inapropriado e excesso de gelo. No entanto,
hoje essa tratativa está bem melhor, com a tecnologia aliada à expertise
técnica ajudando a alcançar ótimos resultados?”, esclarece.
Uma
das dicas do especialista em marketing é utilizar táticas como o cross merchandising, sendo
que produtos de categorias distintas podem se complementar e facilitar a compra
com ações simples, como o lembrete que esses itens podem ser combinados. “É um
produto diferenciado e de nicho, então os cuidados começam desde a aquisição do
produto até a última etapa da venda”, finaliza.
*Juam Rosa é fundador e CEO ativo da Complement
Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e Representações, com
mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o varejo supermercadista,
atacadista, a indústria e o comércio. Atuam nos estados de São
Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,
com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de confecções, lojas e
fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades do lar,
atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de pequeno e médio
porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas entre 200 e 3.000m².
A equipe domina o operacional, comercial, financeiro, tributário, contábil
e administrativo do varejo e frequentemente implantamos modelos de
trabalho e conceitos de operação que vão desde a abertura de pequenas lojas até
a expansão de layout e física de 400 a 1.500m² com planograma de mercadorias e
gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos processos, implementam
ferramentas gerenciais simples e eficientes, testadas e validadas nos mais
diferentes modelos de negócios e que a princípio costumavam ser acessíveis
apenas às grandes lojas e franquias.
Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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