PIRA DIGITALS: plataforma de NFTs promove concurso para artistas

I Concurso de NFTs & MEMES PIRA DIGITALS acontece entre os dias 13 e 27 de dezembro e dá oportunidade para artistas mintarem artes em carteiras digitais

Os NFTs (Non-fungible tokens; tokens não fungíveis, em português) vêm despontando em 2021 como uma das maiores apostas do mercado de investimento. Apenas no terceiro trimestre, houve um volume de negócio de US$ 10,67 bilhões, o que representa um aumento de 704% em relação ao trimestre anterior, segundo dados da plataforma de análise DappRadar. Depois das criptomoedas, são considerados a nova onda entre os ativos digitais.

Entre os sucessos, o mais conhecido é o de uma obra de arte virtual do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple, vendida por quase US$ 70 milhões nos Estados Unidos, em março deste ano. De lá para cá, os NFTs também já tomaram conta das obras de arte reais, como a digitalização de um quadro de Picasso, que depois foi queimado para se tornar unicamente virtual. De olho nesse mercado promissor, os empreendedores Marcos Botelho e Milton Torres resolveram criar o PIRA DIGITALS, um novo marketplace de NFTs para quem busca criar, comprar ou vender certificados de obras digitais únicas.

O projeto começou a nascer antes da pandemia da Covid-19. Botelho e Torres idealizaram a construção de um Parque/Museu a céu aberto, com exposição de obras de street art, músicas e gastronomia. Tudo em meio à natureza. Localizado às margens do Rio Piracicaba, o espaço foi batizado como PIRA - Parque Interativo Rua e Arte.

Porém, com as transformações enfrentadas nos últimos dois anos, os criadores do projeto tiveram que adiar a execução do empreendimento físico e partiram para uma jornada digital. “Percebemos que podíamos ampliar o conceito do PIRA e seus limites de existência. Criamos um ambiente para expressões humanas, com a pretensão de transformar o olhar, de escancarar o positivo e de promover o bem, além das fronteiras físicas”, explica Botelho.

Em fase de estruturação e captação de artistas, a plataforma será lançada em janeiro de 2022 com a negociação de artes, games, esportes e colecionáveis. Vale destacar que parte das NFTs comercializadas na plataforma será destinada a causas sociais. Além disso, para os artistas que querem entrar para o mundo digital, o PIRA DIGITALS lança um concurso para que as obras sejam registradas na blockchain e publicadas com destaque na Galeria Pira.

Saiba como participar do concurso

Além de ser um marketplace de NFTs, o PIRA DIGITALS nasceu com o objetivo de dar visibilidade digital a artistas amadores e profissionais. Por isso, promove o I Concurso de NFTs & MEMES PIRA DIGITALS, com abertura para cadastro das obras no dia 13 de dezembro de 2021. “A ideia é que os artistas cadastrem suas obras e as melhores serão escolhidas pela nossa equipe para serem mintadas (registradas na blockchain ethereum) gratuitamente. Abrimos uma categoria especial, de memes, em que os melhores serão escolhidos por votação popular”, explica Botelho.

Durante o período do concurso, entre os dias 13 e 27 de dezembro, a plataforma estará aberta para o registro de novos usuários e obras. Todas as obras cadastradas estarão participando do concurso, que terá o resultado no dia 10 de janeiro de 2022, junto com o lançamento do marketplace e abertura do sistema de mintagem, compra e venda de NFTs.

As cinco obras escolhidas pela equipe de curadoria do PIRA DIGITALS na categoria arte e as cinco obras selecionadas por voto popular na categoria memes serão mintadas, adicionadas à Galeria do I Concurso PIRA DIGITALS e terão exposição diferenciada no mês de lançamento da plataforma.

Além de abrir as portas para um novo mundo digital e poder alcançar um público diferente, os NFTs são uma oportunidade de valorização do trabalho do artista. “O mercado passou a ver os artistas digitais com outros olhos. Hoje, há uma maior valorização desse tipo de trabalho depois da popularização das crypto arts. Outro ponto importante é que a criptografia protege os direitos autorais das nossas mídias digitais. A propriedade intelectual sempre foi uma questão delicada na internet. Os NFTs dão credibilidade e asseguram a autenticidade das obras”, explica NetoSeteOito, publicitário e artista plástico.

I Concurso de NFTs & MEMES PIRA DIGITALS
13/12/2021
- Abertura para cadastro de obras e memes a partir das 12h BRT;
27/12/2021 - Último dia para cadastro de artes e memes até as 12h BRT;
10/01/2022 - Anúncio dos vencedores, até as 12h BRT, junto com o lançamento da plataforma.

Saiba mais: piradigitals.com

Twitter: https://twitter.com/piradigitals

Instagram: https://www.instagram.com/piradigitals/

Comentários