Universa e Instituto Avon anunciam vencedoras do Prêmio Inspiradoras em evento na próxima terça, 23 de novembro

A iniciativa reconhece lideranças femininas que se destacam na luta para transformar a vida de outras mulheres;

A cerimônia terá transmissão ao público pelos canais de Universa no Facebook, YouTube e Twitter

 

Universa, plataforma de conteúdo feminino do UOL, e Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, anunciam as finalistas de cada categoria do Prêmio Inspiradoras.

A premiação reconhece lideranças femininas que estão à frente de projetos de impacto em três causas: violência contra a mulher, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e equidade de gênero.

As finalistas serão divididas em sete categorias:  Acesso à Justiça, Conscientização e Acolhimento, Inovação em Câncer de Mama, Informação para a Vida, Equidade e Cidadania, Esporte e Cultura, e Representante Avon.

Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL, destaca: “Com o alcance de Universa, referência em jornalismo feminino no Brasil, e as ações de grande impacto social articuladas pelo Instituto Avon, queremos amplificar as vozes de mulheres que lutam diariamente para transformar a vida de outras brasileiras”.

A diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin, ressalta a importância dos projetos e categorias avaliados no Prêmio Inspiradoras para a transformação da realidade de muitas brasileiras. “Todas as finalistas são mulheres especiais que fazem a diferença e que são agentes da mudança da nossa sociedade. Reconhecê-las é ampliar o alcance de informação sobre assuntos tão importantes para as mulheres e ações verdadeiramente impactantes. O Instituto Avon acredita que informação é poder e serve como força para que novos projetos em prol de causas femininas sejam iniciados e muitas vidas sejam transformas”, afirma Daniela.

As três finalistas da categoria Acesso à Justiça são: Anne Wilians e Gabriela Manssur, fundadoras do projeto Justiceiras, Lívia Sant'Anna Vaz, criadora do Mapa do Racismo e da Intolerância Religiosa, e Myllena Calasans, advogada e integrante do Consórcio Lei Maria da Penha.

Em Conscientização e Acolhimento, temos Carol Santos, fundadora do Movimento Feminista de Mulheres com Deficiência Inclusivass, Dandara Rudsan, coordenadora do Núcleo Estratégico de Direitos Humanos e Promoção da Paz (Nepaz) e do Coletivo Transamazônico LesBiTrans, e Elizângela Baré, coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro da Foirn.

Na categoria Inovação em Câncer de Mama, as finalistas são: Dirce Maria Carraro, uma das primeiras a identificar a frequência e o risco de cânceres de mama hereditários no Brasil, Hilka Espírito Santo, idealizadora da força-tarefa para levar mulheres com câncer de mama até o Rio de Janeiro durante o colapso do sistema de saúde no Amazonas, e Maria Elisa Rostelato, desenvolvedora de uma tecnologia de para debelar tumores.

Para a categoria Informação para a Vida, temos os trabalhos desenvolvidos por Amanda Maria de Almeida, fundadora da Associação Areias Saúde e Cidadania (AASC), Carmen Zanotto, deputada federal (Cidadania/SC) e criadora da Lei dos 30 dias, e Jussara Del Moral, apresentadora do canal no YouTube SuperVivente.

Já na categoria Esporte e Cultura, as finalistas são: Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, Mel Duarte, slammer e uma das fundadoras do Slam das Minas, em São Paulo, e Cherna, ciberatleta e criadora da Associação Feminina de Gaming Brasil (AFGB).

Em Representantes Avon, conhecemos os trabalhos desenvolvidos por Bruna Rafaella dos Santos, atuante nas organizações não governamentais o Coletivo Mulher Vida e a Casa Herbert de Souza, Cyda Silva, embaixadora do Instituto Avon, e Marielle Rezende, coordenadora do projeto Recicla Vidas Mulheres.

Por fim, na categoria Equipe e Cidadania, as finalistas são Luiza Batista, coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Selma dos Santos Dealdina, organizadora do livro “Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas” e Watatakalu Yawalapiti, criadora do Departamento de Mulheres da Associação Terra Indígena Xingu (Atix).

Os nomes das vencedoras serão revelados em um evento no dia 23 de novembro, com transmissão ao público pelos canais de Universa no Facebook, YouTube e Twitter

Para conhecer as reportagens especiais feitas para cada finalista, acesse o link.

 

Comentários