Museu da Língua Portuguesa recebe trabalhos para o I Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono

Primeiro seminário internacional organizado pelo Centro de Referência da instituição vai acontecer entre os dias 8 e 10 de dezembro

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizará, entre os dias 8 e 10 de dezembro, o seu primeiro seminário internacional. Organizado pelo Centro de Referência do Museu, o I Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono vai discutir a multiplicidade de línguas e as diversas formas de falar existentes nos territórios lusófonos, levando em consideração seus contextos sociais e culturais. 

E quem quiser submeter os seus trabalhos para apresentá-los na programação, que será toda virtual, pode fazer isso até o dia 15 de novembro em um link dentro da notícia sobre o seminário no site do Museu da Língua Portuguesa. O evento reunirá pesquisadores, docentes e artistas, entre outros, que serão convidados a compartilhar estudos científicos e experiências que contribuam para uma reflexão e aprofundamento deste tema que é fundamental para o Museu da Língua Portuguesa. A divulgação dos projetos selecionados e da programação completa acontecerá no dia 24 de novembro, quando serão abertas as inscrições para ouvintes e assistentes.  

Os resumos devem ser apresentados dentro de três eixos temáticos, que vão guiar as atividades do Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono. Em Políticas linguísticas, os convidados vão falar, por exemplo, sobre como territórios em que coexistem diferentes línguas definem qual ou quais delas serão adotadas no ensino. Já em Culturas multilíngues, um dos assuntos discutidos será a realidade das pessoas que vivenciam o português junto às outras línguas de seus territórios. Por fim, O português no mundo vai debater justamente a participação da língua portuguesa nas sociedades dos cinco continentes. 

Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa  
O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, apresentado pela EDP, é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP.  

Quem vem ao museu pode visitar a sala do Centro de Referência, que fica no térreo, na ala oeste, próximo ao hall do Pátio B, novo espaço expositivo do Museu da Língua Portuguesa. Por lá, podem acessar o acervo da exposição principal do museu, como o conteúdo das experiências Falares e Português do Brasil, e ainda consultar alguns livros.  

O horário de atendimento do Centro de Referência é de terça a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h.  

Sobre o Museu da Língua Portuguesa:  
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.   

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

SERVIÇO  
I Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono  
De 8 a 10 de dezembro 
Até 15 de novembro: inscrição para submissão de trabalhos em link dentro da notícia sobre o evento no site do Museu da Língua Portuguesa 
24 de novembro: divulgação dos trabalhos selecionados e da programação e início das inscrições de ouvintes/assistentes 
O evento contará com tradução simultânea em Libras 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

Comentários