A especialista em influência digital Aline Bak reforça que essa é a rede social que mais oferece oportunidade de crescimento para alavancar negócios. Nesse ano de 2021, o Tik Tok se tornou o app mais baixado do mundo, superando o Facebook e WhatsApp
Conhecida
como uma plataforma de vídeos curtos, o Tik Tok recentemente superou o YouTube
em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido, segundo estudo da
consultoria internacional App Annie. Isso demonstra o sucesso estrondoso que a
plataforma vem conquistando.
Segundo
a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline
Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução
constante desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em
2018 que passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance
comprou a plataforma; desde então, o Tik Tok vem crescendo e revolucionando a
forma de se consumir conteúdo online”, explica Bak.
A
especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E
acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a
34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio,
não é modinha; ele chegou para ficar”, diz Bak.
Além
disso, a especialista explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito
mais eficiente do que outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de
entregas do Tik Tok supera em quatro vezes a do Instagram”, afirma
ela. “Com isso, o microempreendedor consegue impactar mais pessoas
e atrair mais clientes com seus vídeos”, conta Bak.
”O
sucesso do Tik Tok provocou mudanças nas outras mídias sociais, que acordaram
para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso do Tik
Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, conta.
“É
um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu
no gosto dos brasileiros”, explica Aline. “A fórmula deu muito certo, e é um
dos motivos de seu rápido crescimento”, destaca ela.
A
especialista ressalta que, com a pandemia do coronavírus, o app ganhou muitos
adeptos e teve seu crescimento acelerado. “Com a entrada de várias celebridades
na plataforma, o Tik Tok conseguiu alcançar ainda mais popularidade. “Uma vez
que sua origem remete ao extinto Musical.ly, a influência musical está
fortemente presente no Tik Tok atualmente, sendo este um dos de seus
diferenciais”, conta Aline.
Para
empresas que almejam atrair seguidores e gerar conversão, Bak reforça que o Tik
Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no
início os mais jovens, mas vai depois amadurecendo e atingindo também um
público mais velho”, explica Aline.
“Sobre
os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: música, humor, beleza e
culinária são carros-chefes do Tik Tok”, explica Aline.
Confira
abaixo dicas importantes dadas pela especialista para empresas que querem
bombar no aplicativo:
- Torne sua conta comercial. Ao transformar sua conta comerciail, algumas métricas
(insights) vão aparecer. “Assim, o empreendedor saberá quais resultados
estão sendo alcançados”, explica Aline Bak. Toda mídia social dispõe de
métricas, e é de extrema importância que se saiba o que a sua audiência
está buscando”, indica Bak.
- Tenha uma bio estratégica. “Quando se fala em perfil em rede social, tudo começa
pela bio”, diz Bak. “É preciso informar ao público por meio da bio o que
você faz, quais serviços ou produtos sua empresa oferece e qual é seu
propósito no digital”, indica. “E é possível ainda linkar sua conta do Tik
Tok ao seu site e perfil do instagram”, destaca Aline. “Tal como a bio, o
nome do usuário também é algo bem estratégico para a empresa”, aponta.
- Crie uma experiência para o seu seguidor. “Quando for postar vídeos no Tik Tok, reflita sobre
qual tipo de conteúdo faz mais sentido para os seus seguidores e potencial
clientes”, explica Aline “É válido ressaltar que eles precisam ser
dinâmicos, leves e divertidos”, explica.
- Dê dicas sobre a sua área de atuação. “Uma ótima estratégia para o empreendedor atrair o seu
público-alvo é transmitir o conhecimento que ele tem sobre a sua área de
atuação”, explica Bak. “Fazendo isso, ele ganhará autoridade como
especialista”, completa. “Mostrar no Tik Tok ensinamentos e tutoriais, de
modo bem dinâmico, tem enorme potencial de engajar potenciais clientes”,
recomenda Aline. “Por exemplo, se o empreendedor tiver uma loja de roupas,
pode ensinar como montar looks ou, ainda, como se saber que cores e tipos
de roupas combinam com cada pessoa”, exemplifica.
- Aposte em influenciadores digitais. “Fazer parcerias com influencers é altamente
recomendável para fins de divulgação de sua marca no Tik Tok”, ensina Bak.
“Isso faz com que seu perfil escale, pois, muitas pessoas confiam na
opinião desses formadores de opinião, ” enfatiza.
- Mostre os bastidores. “Quanto mais seu público se conectar com você, mais
sua audiência irá desejar saber sobre seu dia-a-dia. Você pode fazer isso
através de músicas, datas comemorativas, realizar challenges, usar o
recurso de imagem acelerada, entre outros. Tudo isso, deve ser incorporado
à realidade do seu negócio”, conclui a especialista.
- Poste nos melhores horários. Ao transformar sua conta para modo pro do Tik Tok,
algumas métricas vão aparecer. “Assim, você saberá em que parte do dia
seus seguidores se conectam mais, podendo postar esses horários”, indica
Aline.
- Utilize as hashtags do momento. Sempre preste atenção nas tendências que estão
rolando na plataforma. “Fique de olho nos trends para descobrir essas
hashtags e adapte seu conteúdo de acordo com o que está acontecendo.
Fazendo isso suas chances de viralizar seus vídeos serão maiores”, explica
Aline.
- Utilize as músicas. “Como foi dito anteriormente, o Tik Tok é um aplicativo
musical, portanto, é interessante sempre ficar de olho nas canções do
momento e inseri-las em seus conteúdos”, enfatiza ela.
- Tenha consistência e constância. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração sua
relevância a partir de sua frequência de postagens na plataforma. Por
isso, é fundamental manter um ritmo consistente de postagens em sua conta.
Sobre Aline Bak acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/
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