O Dia Nacional do Livro resgata o valor da leitura

Book advisor destaca a importância do hábito e seus variados papéis na sociedade

Passando pelos mais diversos formatos ao longo da história, o livro e o ato de ler seguem como importante fonte de conhecimento, entretenimento e reflexão. Celebrado em todo 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro tenta fortalecer o hábito da leitura na sociedade.

Os livros geralmente são inseridos em nossas vidas bem cedo. Desde criança, a imersão em histórias e cenários ajudam a desenvolver o pensar e a capacidade cognitiva. Conforme crescemos, a leitura vai ganhando outros objetivos, mas segue sempre atuando no nosso pensar, além de influenciar nas nossas emoções e sensações.

O book advisor Eduardo Villela destaca essas reações: “Um dos sentimentos que temos ao ler um bom livro é a sensação de estar imersos na história, criando uma conexão mais forte com as personagens e os acontecimentos nos quais elas se envolvem”.

Diversos estudos já pautaram os benefícios da leitura, além da aquisição dos conhecimentos apresentados nos livros. Como exemplo, um levantamento feito pela Universidade de Northwestern em 2013 mostrou que quem lia com frequência apresentava menor declínio cognitivo do que quem não tinha esse hábito.

“Esses levantamentos mostram que a importância de manter o hábito de leitura em dia pode trazer mais benefícios do que imaginamos. Nesse sentido, reforço ainda que um bom escritor é também um bom leitor, pois a leitura de outras obras faz o autor se apoderar de novas formas de aumentar seu vocabulário, melhorar sua capacidade de raciocínio e conhecimento na área”, complementa Villela, também apresentando o lado positivo que a leitura traz para as pessoas que querem escrever seus próprios livros.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.


Comentários