Neste sci-fi, a inimiga da humanidade não é a tecnologia!

Mistério, ação e uma ponta de humor abraçam o lançamento futurístico "Liga da Tempestade", resultado de uma parceria entre pai e filho

O medo de uma possível revolta da Inteligência Artificial (IA) contra a humanidade já serviu de tema para livros, filmes e seriados de ficção científica, como as famosas produções Black Mirror e WestWorld. Mas será tão difícil imaginar um futuro em que a tecnologia seja uma aliada e não inimiga? Em Liga da Tempestade, os autores Alexandre Nobre e Felipe Nobre propõem justamente esta visão aos leitores.

Escrito em uma parceria entre um pai e filho aficionados por sci-fi, o lançamento conta a história de Mark, um jovem terráqueo que, num piscar de olhos, é arremessado em um universo paralelo: o planeta Ciena. Localizado em outra galáxia, o misterioso mundo não tem sol e abriga uma sociedade hostil que vive em guerra.

Enquanto procura um caminho de volta, Mark descobre que segredos terríveis estão por trás da origem daquele mundo – e relacionados diretamente com a Terra. O preço a pagar por essas descobertas? Ter que lidar com injustiças, como o assassinato do amigo Cravian.

Para superar os desafios e solucionar mistérios, o protagonista conta não só com novos amigos, mas com a ajuda da IA. Assim como os humanos, os robôs também se tornaram capazes de sentir emoções e compreender o valor da diversidade.

Um raio projetou-se na minha direção. Não deu tempo de escapulir. Sequer deu tempo de piscar.
Às vezes, o medo dá poderes sobrenaturais às pessoas, mas fugir de uma bagaça que viaja na
velocidade da luz é impossível, não importa a emoção predominante.
 (Liga da Tempestade, pág. 38)

Cercada de plot twists, a jornada de Mark também se apoia em um enredo político e histórico ao tratar sobre organização social. Ciena é divido em 16 Ligas que abastecem o planeta; entre elas a Liga da Tempestade, responsável por produzir e manter a energia em todo o território. Mas junto das outras está envolvida em uma eterna briga pelo poder.

Esta é a terceira obra lançada pela dupla Nobre e conta com modernas técnicas de escrita criativa à la Dan Brown e Aaron Sorkin. Após um curso com os ídolos, os autores puderam aplicar artifícios literários específicos na história: na narração, um ritmo crescente de ação – característica típica de Brown –, e pitadas de humor, como Sorkin. 

 

Ficha Técnica:
Livro
: Liga da Tempestade
Autores
: Alexandre Nobre e Felipe Nobre
ASIN: 
B09F6Z9L7T
Páginas
: 356
Valor
: R$ 14,99 (eBook) ou grátis pelo Kindle Unlimited
Link de venda:
 Amazon

Sobre os autores: Apaixonados por ficção científica, os autores Alexandre e Felipe Nobre – pai e filho – são naturais de Fortaleza, e hoje vivem em Brasília. Têm dois livros autopublicados: Nimda – a peste branca e o buraco negro e Nimda II – nada é o que parece, lançados em 2019 e 2020, respectivamente. Ambos do gênero ficção científica, trazem histórias relacionadas ao tema Inteligência Artificial.

Alexandre é economista e pós-graduado em gestão governamental; trabalha há mais de 30 anos com textos técnicos e políticos. Já Felipe é formado no Ensino Médio e, desde cedo, abraçou a carreira de escritor, com incentivo e orientação do pai e família.

Redes Sociais:
Instagram: @alexandre_b_nobre
Facebook: Alexandre-B-Nobre

Comentários