Feita por mulheres, para mulheres: Websérie abre espaço para profissionais femininas no audiovisual

Inspirada na ganhadora do Oscar, Chloé Zhao, Ursula Monteiro quer ver mais mulheres nos bastidores cinematográficos. Segunda esquete de “Never Mind” chega ao youtube nesta quinta-feira, 28 de outubro

Assista agora: https://www.youtube.com/channel/UC--3tqBlJ0a98TVw9Yx6eUw

A revolução das mulheres já começou há muito tempo, mas o caminho para a igualdade ainda é longo. Desde os sutiãs queimados em praça pública até hoje, elas buscam espaço dentro de casa, no trabalho e na sociedade. Apesar de enaltecer as grandes mulheres à frente das câmeras- mesmo com essas ganhando menos que os homens- as produções audiovisuais ainda mostram que estão muito atrasadas quando se trata de reconhecê-las nos bastidores da produção. Buscando seu espaço e inspirada por Chloé Zhao, segunda mulher na história a ganhar o prêmio de melhor diretora no Oscar, Ursula Monteiro, junto a Lisa Kalil- cantora e compositora-, preparou uma websérie voltada para mulheres, mas também produzida por elas. “Never Mind” já estreou no Youtube e é uma verdadeira sátira à visão feminina que a sociedade tem. A segunda esquete da websérie chega ao youtube nesta quinta-feira, 28 de outubro.

“Durante a pandemia eu decidi colocar em prática alguns sonhos de longa data, um deles era de dirigir e produzir algo que eu mesma havia escrito. Então, tive minha primeira experiência como roteirista e diretora de uma vez só. Durante o processo, percebi que para passar as histórias que escrevi da forma que eu queria, precisava ter do meu lado pessoas que realmente entendiam o que estava sendo escrito ali, precisavam ser mulheres, só elas poderiam transmitir o sentimento feminino”, explica Ursula. 

Foi então que Ursula e Lisa tomaram uma decisão, toda a produção de “Never Mind” contou apenas com profissionais mulheres no set, com exceção do ator. Dos 27 profissionais envolvidos em “Never Mind”, desde sua concepção, produção, pós- produção e divulgação, apenas 7 são homens, sendo que cinco deles entraram somente na pós-produção e dois são os atores. 

“Pesquisas mostram que, no Brasil, somente 21% das produções audiovisuais e apenas 17% são dirigidas por mulheres, são números muito baixos. O meu intuito era, além de me sentir à vontade com a forma que a história seria contada, também incentivar que esse espaço seja mais aberto para nós mulheres, inclusive trouxemos uma menina de 17 anos para ser estagiária e ajudar no set, é importante mostrar para as jovens que esse é um caminho que elas também podem seguir”, comenta Ursula. 

“Never Mind” estreou sua primeira parte na última semana no Youtube e terá as próximas duas divulgadas nas próximas semanas. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=E1Rr9iPj7Ck

Comentários