Nádia Figueiredo é agraciada com o título de Chanceler Internacional pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, a SBACE

Concedida aos profissionais que se destacam nos meios artísticos e educacional, a honraria conta com o reconhecimento do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Campinas, onde fica localizada a sede da instituição.  

A cantora mineira Nádia Figueiredo, reconhecida como uma das mais importantes sopranos brasileiras da sua geração, acaba de ser agraciada com o título de Chanceler Internacional pela SBACE. Nádia é a primeira artista mineira a receber o título. Em 2017 ela chegou a ser indicada como comendadora, e agora foi oficialmente reconhecida com o mais alto título concedido pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, a SBACE, instituição que tem como patrono o maestro Carlos Gomes. Ela que já cantou ao lado de nomes como Plácido Domingo Jr., Gilberto Gil e João Donato e vários outros talentos da música, admite a importância deste reconhecimento. “Estou muito feliz de receber esse título. São mais de 10 anos dedicados ao estudo do canto lírico e popular, e ele veio justamente neste momento em que acabo de lançar uma música autoral chamada “Neste Momento”, escrita em homenagem a meu pai, que faleceu vítima da Covid-19. A letra trata sobre o esse momento atual que estamos vivendo, e também é uma homenagem à todas as pessoas que perderam algum ente querido. E além disso, é muito importante perceber esse reconhecimento por parte do Estado uma vez que a valorização da nossa cultura é algo muito importante”, destaca Nádia Figueiredo. O próximo projeto da artista é um livro sobre voz cantada e falada, que será lançado pela Funarte.

 

Sobre Nádia Figueiredo

Cantora e compositora brasileira, Nádia Figueiredo nasceu em Belo Horizonte e hoje vive no Rio de Janeiro. Começou a cantar e tocar violão popular aos 10 anos. Aos 11, já participava de festivais de música na escola, sendo vencedora em alguns deles, com músicas de sua autoria. Aos 14 anos começou os estudos de violão clássico, demonstrando desde cedo excelente audição.


Graças ao timbre e extensão vocal privilegiados, já cantou em vários palcos nacionais e internacionais, em idiomas como italiano, francês, inglês, espanhol, latim, russo, Esperanto, hindi e hebraico. Em 2008 começou a estudar canto lírico, atualmente estuda com o soprano brasileira Laura de Souza. Em 2018 participa de um intensivo de canto lírico em Roma, na Itália, com o maestro Romualdo Savastano.


Em 2013, uma de suas composições que fala sobre o Aquecimento Global, foi tema da exposição “Avannaa: Imagens e Ícones”, no Museu Orient em Moscow, Rússia. No mesmo ano, fez uma participação na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo de Televisão, cantando a aria “ O del mio dolce ardor”, da Ópera Paride ed Elena” de Christoph Willibald Von Gluck (1714-1787). Em 2014 sua composição em Esperanto ganha destaque internacional em uma rádio Polonesa, considerada pelo grupo internacional de esperantistas uma das canções mais bonitas no idioma.

Em novembro de 2016, foi agraciada com a Medalha Maestro Carlos Gomes e o título de Comendadora pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Em Abril de 2017, recebeu a Medalha de Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU.


Em Maio de 2017, foi convidada para participar da turnê do cantor brasileiro Daniel na Europa, cantando ao lado dele a canção “Con te Partirò”, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto e Casino Figueira da Foz em Portugal.


No mesmo mês, Nádia fez uma turnê por grandes teatros Brasileiros ao lado do cantor Plácido Domingo Jr. filho do tenor Plácido Domingo.


Em 2019 lança seu primeiro álbum pela Biscoito Fino, chamado “Meu idioma é o amor”, produzido pelo tarimbado Guto Graça Mello. O projeto mistura standarts da música internacional, peças clássicas e MPB, defendendo o gênero crossover (junção entre o clássico e popular), dando liberdade e versatilidade ao disco, que conta com participação de Gilberto Gil e João Donato, na música “A PAZ” de autoria dos mesmos, Plácido Domingo Jr. e Max Wilson tenor brasileiro.

 

:: Serviço ::

Nádia Figueiredo é agraciada com o título de Chanceler Internacional pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, a SBACE

www.nadiafigueiredo.com.br

https://www.youtube.com/channel/UCBTnq-4ea1fZI2h9HiA_mJg

Comentários