Estudo inédito da Symrise mostra como a pandemia impactou a nossa percepção sobre higiene e qual será o papel da fragrância no mundo pós-pandêmico
Sob a nova perspectiva do consumidor, gigante no mercado de fragrâncias e aromas revela o novo entendimento sobre higiene e hipersensorialidade que se expande para saúde e bem-estar e que impactam positivamente nos cuidados pessoais e com a casa
O
novo normal! Quantas vezes você já ouviu essa frase nos últimos 18 meses? Nesse
período tivemos que mudar alguns hábitos, algumas coisas perderam o significado
e outras se tornaram ainda mais importantes, como o simples fato de respirar,
abraçar, tocar e sentir cheiros, por exemplo. Com esse cenário de mudança
repentina em vários sentidos na vida das pessoas, a Symrise, fornecedora global
de fragrâncias, sabores, alimentos, nutrição e ingredientes cosméticos,
percebeu que precisava agir rapidamente para encontrar caminhos e respostas
sobre como seria daqui para frente a relação do consumidor, a partir de seus
sentimentos, com esta nova perspectiva sobre a higiene. “A higiene já era
uma prioridade para nós antes mesmo da pandemia. Porém, ela acelerou a urgência
da criação de um Programa Intensivo de Higiene de forma dedicada e global”,
afirma Fernando levy, Diretor de marketing América Latina na divisão de
Consumer Fragrance e líder global do Programa de Higiene da Symrise, o
HygieSym.
Trazer
respostas e desenvolver novas ideias e conceitos prontos para o mercado com
produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor está no DNA da Symrise. E a
procura por inovação em meio a pandemia aconteceu de maneira instantânea. “No
despertar da onda de COVID-19 precisávamos responder questões importantes como
nosso posicionamento sobre higiene e o papel da Symrise na criação de inovações
em fragrâncias, de forma eficiente para o bem-estar dos consumidores, além de
soluções criativas, assertivas, competitivas e com alto valor agregado aos
nossos clientes. Com isso conseguiríamos atender aos desafios presentes e
futuros da pandemia, de forma global e regional”, afirma Fernando.
E
assim nasceu o Programa Global HygieSym. Com a grande motivação de descobrir
soluções criativas e sustentáveis para higiene e bem-estar englobando todas as
regiões onde a Symrise atua, o Programa contou com a atuação de um time
multifuncional de talentos criativos das áreas de marketing, pesquisa e
desenvolvimento, além de avaliadores olfativos, perfumistas e experts em
insights de consumidor. Foram ao todo 154 entrevistas em profundidade em
plataformas digitais realizadas com consumidores dos mais diversos perfis
demográficos e psicográficos, além de entrevistas especializadas com experts
sobre higiene e a pandemia, como profissionais de saúde da linha de frente da
pandemia, profissionais de limpeza em hospitais, dermatologistas, antropólogos,
entre outros. Ou seja, uma verdadeira escala de influência para a higiene foi
formada.
Além
disso, inspirado na roda contrastante de sentimentos que o consumidor
vivenciava durante a pandemia, o time de CMI (Consumer Market Insights)
desenvolveu uma metodologia única e proprietária da Symrise envolvendo 7
países: Brasil, México, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Índia. E com
tudo isso, o maior objetivo do programa foi alcançado: decodificar o novo
conceito de higiene em uma sociedade pós-pandêmica e então trazer novas
soluções para novas demandas emergentes. “Queríamos entender como a pandemia
havia impactado os sentimentos dos brasileiros e como esses sentimentos tinham
mudado os hábitos de higiene e o comportamento do consumidor. Dessa forma,
decidimos realizar entrevistas em profundidade, de 1 a 2 horas, com
consumidores e especialistas e deixá-los a vontade para falar como estavam se
sentindo durante a pandemia antes de perguntar sobre os novos hábitos. Em todo
o processo de pesquisa percebermos que não estávamos sozinhos naquela montanha
russa de sentimentos. E foi essa nossa vivência, os novos protocolos de
segurança e o distanciamento social que ampliaram a nossa consciência sobre o
significado de Higiene”, declara Adriana Sayuri, Diretora Regional da área de
Consumer & Market Insights.
Durante
toda essa jornada criativa alguns dados interessantes foram coletados, como por
exemplo as três grandes mudanças nos sentimentos e hábitos dos consumidores.
Uma delas foi a preocupação
com a saúde e a expansão dos códigos de higiene. Os
entrevistados disseram ter adotado novos hábitos de limpeza e começado a
procurar produtos mais funcionais aliados ao bem-estar. Entre todos os
entrevistados, os brasileiros têm a maior preocupação com a limpeza devido a
pandemia. Outra mudança percebida foi o desequilíbrio
dos sentidos devido a privação sensorial durante a quarentena,
em especial a olfativa, tornando a fragrância o principal atributo esperado
pelo consumidor para produtos de cuidados pessoais e com a casa. E a terceira
grande mudança foi a vulnerabilidade
à saúde mental ocasionada pelo distanciamento social e pelo
sentimento de medo e insegurança em relação a pandemia, tornando a higiene
muito mais do que apenas limpeza, mas também um canalizador de segurança
emocional para o consumidor.
O
papel da fragrância nas sensações de higiene e bem-estar
Com
o emocional e o olfato em sintonia, a fragrância
é a protagonista e o principal meio de perceber e sentir a higiene e o
bem-estar. Durante as entrevistas também foi possível detectar
que a fragrância reforça a percepção de limpeza, que quanto maior a sua duração
mais eficaz o produto será e traz uma inconsciente sensação de segurança e
higiene.
Segundo
a pesquisa, a fragrância se torna um grande aliado da percepção de higiene e gatilho de sensações positivas
frente a roda contrastante de sentimentos, muitas vezes negativos vivenciadas
pelo consumidor. “Higiene agora é sinônimo de bem-estar, transformando
nossa forma de interpretar e sentir o mundo a nossa volta”, constata Fernando
Levy
Sustentabilidade
como forma de inovar
Não
é novidade para ninguém que o futuro está pautado em boas práticas e em ações e
criações cada vez mais sustentáveis. Na pesquisa foi possível detectar a grande
preocupação do brasileiro com esse tema. Para os entrevistados pelo Programa,
os produtos devem ir além do natural, devem incorporar o respeito a diversidade
e ao meio ambiente. Aos olhos do brasileiro, um produto sustentável é
biodegradável, é eficiente e com benefícios reais, é gentil na limpeza e no
meio ambiente, usa menos água e menos plástico e é feito com ingredientes
naturais. "Para nós, a sustentabilidade é algo inerente em todas as criações.
Com o uso de matérias primas de fontes renováveis, alto teor de
biodegradabilidade, perfil vegano, e a busca de óleo essenciais extraídos de
forma ética e responsável, trazemos um olhar sustentável ainda mais amplo em
tudo que criamos. Assim, combinamos a paixão pela perfumaria, nossa
criatividade e toda a inspiração e pureza em busca de maior naturalidade, algo
essencial e que tanto precisamos hoje e no nosso futuro pós-pandemia", diz
Ângela Fuchs, Gerente de Avaliação Olfativa e responsável pelas soluções
olfativas para o Programa HygieSym no Brasil.
Decodificando
a Higiene e traduzindo em soluções
Após
todos os insights dos consumidores e experts coletados durante o estudo, na
constatação do protagonismo que a fragrância conquistou durante a pandemia e na
forma Symrise de aplicar o Design Thinking para o universo sensorial, a
empresa, através dos talentosos perfumistas, decodificou o cheiro da higiene e
abriu novos caminhos olfativos que expressassem esse novo momento. “A higiene
trouxe novas associações sensoriais ao universo olfativo. É frescor que limpa,
é cuidado que conforta com nostalgia, é bem-estar aconchegante, é prazer que
traz vivacidade. Fragrância é sentimento”, diz Marília Duarte, perfumista
envolvida no Programa HygieSym. A especialista foi inspirada pelas associações
dos consumidores em relação à higiene, segundo a pesquisa.
Agora
já podemos prever um futuro pós-pandêmico cada vez mais próximo, a demanda por
produtos mais completos, híbridos que abracem outros benefícios além da performance
se tornou realidade. “O que vemos, é uma oportunidade de combinar o lado
sensorial da fragrância como forma de entregar maior conexão emocional e de
bem-estar, e agregar a sustentabilidade como ponte para inovação. Dentre as
propostas, destacamos soluções inovadoras para o mercado brasileiro,
decodificando a higiene em frescor & limpeza É a funcionalidade e a
sensorialidade entregues em um mesmo produto: responsável, acessível e
completo”, diz Olivia Ribeiro, Gerente de Marketing Brasil e co-líder do
Projeto.
A
continuidade do Programa HygieSym
Apesar
dos avanços da vacinação, a pandemia ainda não acabou e por isso a Symrise
segue avançando com o programa globalmente, se antecipando às expectativas do
consumidor e dos experts de acordo com a pesquisa realizada recentemente.
“Estamos otimistas com nossos avanços e as inovações que vêm por aí. Temos a
ambição de consolidar a Symrise como o parceiro estratégico em Higiene junto a
nossos clientes da indústria de fragrâncias, cuidados pessoais e com a casa
para entregar as mais avançadas inovações em fragrâncias, de forma segura
e sensorialmente prazerosa para os consumidores, com impacto positivo para o
planeta”, finaliza Usha Vijay, VP global de Marketing Consumer Fragrance e
Sponsor do Programa HygieSym.
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