Especialista em gestão de pessoas conta como realizar a transição de carreira

 


Mirla Caúla, coach e analista de perfis comportamentais explica que não existe idade ou momento para fazer uma mudança de profissão

O mês de agosto foi marcado pela celebração das vocações e desde muito cedo cada pessoa escolhe sua profissão e a forma como vai conduzir a própria carreira. No entanto, há alguns anos uma nova tendência foi iniciada e não deve acabar tão cedo, que é a transição de carreira. Especialmente durante a pandemia do coronavírus essas mudanças ficaram ainda mais evidentes para alguns indivíduos.

A especialista em gestão de pessoas e analista de perfis comportamentais, Mirla Caúla apresenta informações importantes para quem busca começar a trabalhar em uma nova área e ressalta a necessidade de analisar o mercado antes de mergulhar de cabeça numa nova profissão. “A pandemia é um momento oportuno para mudanças, pois os riscos são menores. Ainda assim, é fundamental não se limitar ao básico e sim ousar, visualizar outros ângulos e entender como aplicar a visão a esse novo setor”, ela relata.

Segundo Mirla, não existe idade para fazer essa transição porque, dependendo da área escolhida, experiência em outras profissões pode fazer toda a diferença. Mas para fazer isso é importante ter certeza do que quer e também a maneira como será feito.

Se existe certeza do caminho a ser seguido, uma boa opção é procurar informações em cursos, livros e até mesmo uma nova faculdade. Porém, caso haja dúvidas, a especialista recomenda ajuda de profissionais. “Eu costumo dizer que a resposta está dentro de cada pessoa. Então, se você tem certeza do que quer, basta correr atrás do objetivo. Agora, se você ainda não sabe qual o seu real propósito, o ideal é procurar um mentor para te ajudar a alcançar esse entendimento, afinal reconhecer a sua verdadeira identidade também faz com que o objetivo esteja mais próximo”, ela conta.

Nesses últimos meses muitas profissões passaram por mudanças e algumas novas foram criadas. No momento, as que estão em alta são aquelas que envolvem serviços médicos e também os digitais, como produção de conteúdo para redes sociais e engenheiros de software. Outra área que está em alta é a da alimentação, que assim como todo o comércio varejista e atacadista teve de se especializar em delivery e plataformas online.

Mirla ressalta a importância de estar preparado para criar coisas novas no mundo de hoje. “Fazer diferente nos traz resultados diferentes, então esse é o tempo de ousar no seu profissional e de alguma forma se destacar no seu mercado de trabalho. A hora de mudar é o agora, uma vez que você mentaliza a mudança, entende e reconhece que precisa dela, abra o coração e esteja disposto”, ela finaliza.

Sobre Mirla Thayanna Caúla

Ela é especialista em gestão de pessoas e processos, possui formação internacional em Coaching Integral Sistêmico e Master Coach. É analista de perfil comportamental e palestrante. Esse vasto conhecimento permitiu que Mirla colocasse em prática as técnicas avançadas de qualidade em gestão e crescimento de lucros para desenvolvimento de empresas, com a visão de estratégia de mercado. Atualmente, está concluindo a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional. Para saber mais, acesse @mirlacaula 

Comentários