Ciclo de conversas abre o baú das memórias das Artes da Cena de Campinas

 


O evento começa dia 16 de setembro, quinta-feira, e o encerramento acontece no dia 19, Dia Nacional do Teatro

Quais são as histórias das Artes da Cena em Campinas guardadas no baú da memória? Para mergulhar nesse tesouro ainda a ser explorado, a Câmara Temática das Artes da Cena de Campinas (CTAC) promove o ciclo de conversas “Memórias da Cena Campineira”, de 16 a 19 de setembro de 2021, aberto ao público, com transmissão pelo YouTube do CoMCult (https://www.youtube.com/CoMCultCampinas). O encerramento acontece na data especial que revisita o Dia Nacional do Teatro. 

Durante os quatro encontros do ciclo, realizado em parceria com a Federação Campineira de Música, Teatro e Audiovisual (FECAMTA), e com o Conselho Municipal de Cultura (CoMCult), artistas de vários segmentos irão contar e ouvir algumas memórias, na tentativa de mapear, contextualizar e procurar estratégias para criar arquivos em diálogo com o efêmero das artes cênicas.  

“Somos artistas da sociedade civil de Campinas, cujo interesse apaixonado nas trajetórias das Artes da Cena em nossa cidade propõe o diálogo como forma de resgate e perpetuação da história. Vamos conversar sobre teatros de grupo, teatros negros, cidadania, formação teatral e finalizar com algumas perspectivas nacionais”, destaca Pamella Villanova, artista arte educadora, parte da organização do evento. 

Segundo a diretora e pesquisadora das Artes da Cena, Tiche Vianna, durante a programação será apresentado o acesso à ferramenta linktree, que agregará as informações sobre as memórias das artes da cena na cidade e as colaborações que serão enviadas posteriormente.  

“Entendemos que o mapeamento da memória das Artes da Cena e de todas as linguagens artísticas é uma ação importantíssima para que a sociedade como um todo compreenda definitivamente o papel das artes na construção das relações sociais e da saúde emocional de um povo”, reflete. 

Pamella destaca, ainda, que a iniciativa representa “uma ótima oportunidade de as pessoas jovens conhecerem o que já existiu e existe no teatro campineiro e, ao mesmo tempo, valorizar a experiência de artistas com longas trajetórias”.  

Ciclo plural

Na abertura, a conversa será sobre a memória da Cena em Campinas, com participação de Marcos Brytto, Sonia Fardin e Márcia Baltazar. No dia 17, “Teatros Negros” entra na roda com Fausto Antonio, Luanda Sant'Ana, Roberto Boni, Marcos Brytto e Felipe Venâncio. 

O tema “Formação de Atuantes: Teatro Escola e Escola de Teatro”,  no dia 18, contará com Gracia Navarro (Unicamp), Marina Franco (Grupo Tespis), Tiche Vianna (Barracão Teatro) e Alice Possani (Matula Teatro). 

Para o encerramento, no Dia Nacional do Teatro, a programação reunirá representantes da Confederação Nacional de Teatro e Audiovisual (CONFENATA): Rafaela Catarina Kinas (SC), Norval Berbari (GO), Roberto Carlos (PE), com mediação de Pamella Villanova e abertura de Alice Possani. 

 

Serviço

Ciclo de Palestras: “Memórias da Cena Campineira” 

16/09 - 20h: Um olhar sobre a memória da Cena em Campinas 

Participação: Marcos Brytto e Sonia Fardin, mediação de Márcia Baltazar 

17/09 - 20h - Teatros Negros em Campinas

Participação: Fausto Antonio, Luanda Sant'Ana, Roberto Boni; mediação de Marcos Brytto e abertura de Felipe Venâncio. 

18/09 - 20h - Formação de Atuantes: Teatro Escola e Escola de Teatro

Participação: Gracia Navarro (Unicamp), Marina Franco (Tespis), Tiche Vianna (Barracão Teatro), mediação Alice Possani. 

19/09 - 16h - Perspectivas Nacionais 

Participação: Representantes Confenata (Confederação Nacional de Teatro e Audiovisual): Rafaela Catarina Kinas (SC), Norval Berbari (GO), Roberto Carlos (PE), mediação Pamella Villanova, abertura Alice Possani.

 

Onde: YouTube da CoMCult Campinas: 

https://www.youtube.com/CoMCultCampinas

Gratuito.

 

Comentários