Ações movidas por lideranças do setor visam aproximar e reforçar o valor do Agro para novas gerações, das crianças aos jovens
Posicionar o Agro
como uma das principais riquezas do Brasil e como um vasto campo de
oportunidades para as novas gerações. Esse é um dos objetivos de iniciativas
encabeçadas por profissionais, pesquisadores e líderes do setor que, de
diferentes formas, tentam mudar a imagem que há anos tem sido disseminada, de
forma errônea, entre crianças e jovens.
O produtor rural,
por muito tempo foi estereotipado como o “Jeca Tatu”, o famoso personagem
criado pelo autor brasileiro Monteiro Lobato, no livro Urupês. Na obra, o
caipira é descrito como abandonado e vivia no atraso econômico e educacional.
Nos últimos anos essa imagem retrógada do produtor vem mudando, já melhorou
bastante, mas ainda há muito a ser feito.
Por outro lado, o
produtor rural tem sido responsabilizado por atividades depredatórias, de
desmatamento e de degradação do meio ambiente. É evidente que dentre os mais de
cinco milhões de produtores rurais, há aqueles que desrespeitam as regras e
cometem o ilícito, mas esses são poucos e a exceção e não a regra.
O Agro brasileiro
evoluiu muito nas últimas décadas, superando obstáculos e mostrando todo o seu
potencial e valor. Tudo graças ao espirito empreendedor dos produtores, desde
os bem pequenos, que compõem a agricultura familiar, até os grandes. Também é
importante dar o devido crédito aos pesquisadores e às indústrias que
investiram para que o Agro se desenvolvesse e tivesse inovação e tecnologia de
ponta empregadas no campo.
Um setor pujante,
que atualmente é um dos pilares da economia do País, continuará a ter grandes
desafios pela frente. Talvez, dentre esses desafios estejam: estimular,
encantar e preparar as próximas gerações para liderar e dar continuidade ao
legado construído nas últimas cinco décadas.
Com o propósito de
mudar a imagem distorcida e limitada sobre o Agro, o movimento “Todos a Uma Só
Voz” vem desenvolvendo campanhas e atividades que têm ajudado a criar uma
narrativa única e compreensível por todos, conectar a sociedade urbana ao campo
e a estimular a empatia da população pelos produtores.
O que não faltam são histórias para contar
“O Reino de Agrus”
é uma série em áudio book que conta a lenda de um povo que tinha a agricultura
e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. É um storytelling
que narra o cotidiano dos personagens e suas atividades que buscam ajudar o
povo do reino, com soluções que são originadas do agro.
A estória é
contada em capítulos, que são baseados em uma cultura agrícola, um tipo de
rebanho ou um segmento específico do setor. Além disso, aborda temas como
sustentabilidade, meio ambiente e segurança alimentar, com uma linguagem leve e
envolvente.
Na fase de
pesquisas, planejamento e construção do Movimento “Todos A Uma Só Voz”, foram
entrevistadas crianças, as quais receberam questionamentos sobre como são
produzidos o leite de caixinha e a batata frita. As respostas invariavelmente
se limitavam a dizer “a mamãe compra no mercado”, mas não mencionavam a
plantação e colheita da batata no campo e nem tampouco a ordenha das vacas, o
que reforçou a importância de uma ação direcionada a esse público.
“Depois de muitas
pesquisas e avaliações, tínhamos em mente que era necessário pensar em uma ação
direcionada aos jovens que mostrasse a importância do Agro para a vida de toda
a sociedade. Assim nasceu a ideia de levarmos essas mensagens de uma forma
lúdica para envolvermos e engajarmos, tanto as crianças, como os jovens”,
explica Ricardo Nicodemos, que é um dos idealizadores do “Todos a Uma Só Voz”.
“O audiobook se
tornou um poderoso recurso de comunicação que ajuda a mostrar a importância que
o Agro tem em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que é uma forma de destacar e
valorizar o trabalho do campo, especialmente o dos pequenos e médios
produtores”, ressalta Nicodemos.
O Agro para estudantes
Em parceria com a
Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), o “Todos a Uma Só Voz”
desenvolveu um compêndio intitulado “O Agro Para Estudantes”, direcionado a
professores e pais de todo o Brasil, que lista em suas páginas 10 temas do
agronegócio para tornar o ensino mais atrativo.
O material tem,
como base de produção, conteúdos desenvolvidos por dois importantes nomes do
setor, os professores Xico Graziano e Marcos Fava Neves e pretende levar às
escolas do país temas de relevância, que ajudarão a explicar a atuação e a
importância do Agro para as novas gerações.
Ao longo do
compêndio são explorados temas como cooperativismo no Agro, bem-estar animal,
bioeconomia, agricultura digital, melhoramento genético e outros que ajudam
professores e estudantes entenderem um pouco mais sobre as atividades do campo.
O material está
disponível para download no site do Movimento “Todos a Uma Só Voz”, no link: https://todosaumasovoz.com.br/site/#gallery-2
“O setor do
Agronegócio é um elemento fundamental para o futuro do Brasil e não podemos
pensar em futuro sem pensarmos em educação. É importante reforçarmos que o
produtor rural e o professor são duas profissões essenciais para as nossas
vidas”, explica o presidente da FENEP, Prof. Ademar Batista Pereira.
Campanha para estimular a empatia dos jovens pelo campo
O Movimento também
produziu um anúncio que incentiva a empatia e orgulho dos jovens pelos
produtores e produtoras. “O anúncio mostra a importância de valorizar o Agro
para as gerações futuras e será veiculado em revistas parceiras”, explica
Nicodemos.
Sobre o Todos a Uma Só Voz
Lançado
oficialmente em fevereiro de 2021, o Movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para
conectar toda a cadeia produtiva do Agro. Ele conta com a ajuda de diversas
associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e
disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população
urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.
O Movimento tem o
apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC,
ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, AGROLIGADAS, AIPC, AMA
BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJARO, ASBRAM, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO
DAS MULHERES, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ,
IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MKT DO AGRO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES,
SISTEMA OCB, SNA, YAMI. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale,
Coelho&Morello, Lamarca, RCom, RV Mondel, TrahLahLah e Companhia de
Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.
Para saber mais
sobre o movimento, acesse: http://www.todosaumasovoz.com.br.
Comentários
Postar um comentário