Literatura, Memória e Sensorialidades: evento marca o lançamento oficial do livro "A ossada de um moleque"

 


Além da presença do autor Gabriel Sanpêra, encontro online da Oríkì Editora, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, conta com a participação da mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, da mestra em Memória Social Tatiana Henrique, da historiadora Lourence Alves e dos poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento

Nos dias 26 e 27 de junho, próximo final de semana, acontece de forma online o evento “Literatura, Memória e Sensorialidades” da Oríkì Editora. Serão dois dias de conversas sobre o resgate da história por meio de trajetórias pessoais e coletivas como forma de afirmação e preservação de tradições, culturas, saberes apagados, criminalizados ou apropriados pelos processos, práticas e instituições coloniais.

A Oríkì Editora é uma editora independente que tem foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial. Para o evento, além de Gabriel Sanpêra, também convidou para compor as rodas de conversa a mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, a mestra em Memória Social Tatiana Henrique, a historiadora Lourence Alves e os poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento.

“É urgente pensar a relação entre essa temática - Literatura e memória - e as diversas, plurais e múltiplas formas de expressões artísticas contemporâneas, junto ao questionamento de formas estéticas hegemônicas, padronizadoras e excludentes”, reforça Daniel Brazil, fundador da Okírì Editora e um dos idealizadores do evento.

O segundo encontro marca o lançamento oficial do livro “A ossada de um moleque”, de Gabriel Sanpêra”. Daniel acrescenta: “Nós da Oríkì Editora propomos dois dias de conversa, troca de ideias, afetos e sensorialidades que estimulam e são estimuladas pela escrita, oralidade, teatralidade, alimentação e o que mais nos motivar, em diálogo e estimulados pelo trabalho de Gabriel”.

Os dois encontros, sábado e domingo, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube! (O link de acesso será disponibilizado 30 minutos antes do início do evento. Para recebê-lo é necessário fazer sua inscrição aqui ou se inscreva no nosso canal no YouTube para receber a notificação do seu app.)

No segundo dia, o autor Gabriel Sanpêra também estará em uma sala exclusiva no aplicativo Zoom para falar sobre “A ossada de um moleque”. Para participar e fazer perguntas para o autor, inscreva-se aqui.

Sobre o livro “A ossada de um moleque”

“A ossada de um moleque” tem a energia da juventude, a sabedoria da ancestralidade e a força da memória. Ficcionalizando lembranças, reconstruindo histórias, invocando ora a espiritualidade e seus ancestrais, ora o cotidiano e suas realidades, Gabriel Sanpêra prova, em seu segundo livro, que não está no mundo a passeio, e que tem uma missão e um sério compromisso com sua escrita. Na experimentação das formas e formatos, poeticamente proseando com o leitor, brinca de escrever muito a sério sua mensagem.

“Meu processo de criação envolveu um resgate de memórias e fotos antigas de minha avó que tinha como tradição fazer anotações atrás dos retratos. Meus contos nascem dessa inspiração nessas imagens e textos breves, no entanto, carregados de significados e representações de uma cultura”, conta Sanpêra.

O título, escolhido não ao acaso, direciona o olhar a dois dos contos mais representativos da obra e revela, sutilmente, do que o livro trata: a estrutura desse moleque, menino, moço.

A estrutura ancestral, emocional, o racismo estrutural que o atravessa, a estrutura física que impacta caminhos, escolhas, imposições. Há uma tênue linha, invisível, que transpassa os textos fazendo uma conexão única, às vezes quase imperceptível, entre eles. A ossada é elemento literal e simbólico, real e metafórico, dando consistência orgânica ao conjunto de memórias, sonhos, dores, amores, vivências diversas e intensas de um corpo que afirma seu valor e sua existência a cada conto, a cada linha.

 

Serviço

Literatura, Memória e Sensorialidades

 

Primeiro encontro 

26/06, sábado - 16:00h - 17:30h

Memória e sensorialidades na produção literária

Um bate papo sobre literatura e suas possibilidades de diálogos com outras formas de expressão e performances artísticas a partir das memórias ativadas pelas sensorialidades.

Com: Tatiana Henrique, Tom Grito e Lourence Alves

Haverá uma performance gastronômica.

 

Segundo encontro

27/06, domingo - 16:00h - 17:30h

Criação, produção e escrita a partir de A Ossada de um moleque

Um bate papo sobre processos de escrita, produção literária, escritas não-hegemônicas e a experiência da criação de “A ossada de um moleque”.

Com: Gabriel Sanpêra, Simone Ricco e Luciene Nascimento

 

Terceiro encontro

27/06, domingo - 18:00h - 19:00h

Bate papo exclusivo de lançamento

Gabriel Sanpêra fala sobre o seu livro A Ossada de um moleque, lê alguns contos e responde perguntas do público. (Mediante inscrição. Limitado às 20 primeiras inscrições)

 

Link para inscrição no evento: https://www.oriki.com.br/lancamento-ossada

Local de transmissão do evento: https://www.youtube.com/OrikiEditora

Livro “A ossada de um moleque” já à venda pelo site: https://www.oriki.com.br/product-page/a-ossada-de-um-moleque

Comentários