Confira dicas de como melhorar a relação das crianças com o meio ambiente

Projeto escolar reforça a importância da interação com os elementos da natureza

Preservar o planeta, fazer bom uso da água e aprender a reutilizar materiais, assuntos que tomam conta da rotina da população, ganham cada vez mais força entre as novas gerações. Para a conservação do planeta, nada melhor do que refletir sobre esse assunto. Do dia 1 a 5 de junho, o Brasil celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, com objetivo de debater temas importantes para o desenvolvimento sustentável, promover essa reflexão em casa e na escola pode fazer diferença no futuro. 

A semana, criada pelo Decreto nº nº 86.028 de maio de 1981, promove o encontro das atividades com a celebração do dia Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, instituído pela ONU. A ação proporciona que as escolas trabalhem atividades de reflexão e conscientização entre seus alunos de diferentes idades. A educação ambiental deve estar presente nas atividades e projetos escolares. “Reforçar a importância de cuidar do próximo e do meio ambiente, principalmente na adolescência, uma etapa cheia das descobertas, notamos que o fortalecimento dessa interação, proporciona mais saúde, bem estar e a formação de cidadãos mais sustentáveis e conscientes”, revela Gillys da Silva, diretora do Marista Escola Social Ecológica. 

Preservação é assunto de sala de aula

O exercício de cuidado e preservação com o meio ambiente pode começar com pequenas atitudes de reconhecimento da importância da natureza e do alimento que chega à mesa da população. No Marista Escola Social Ecológica, que atende crianças e adolescentes gratuitamente, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, os alunos podem realizar atividades no projeto Ecohorta. O objetivo é automatizar todos os canteiros da horta, aumentando a produtividade e reduzindo o volume de água utilizado na irrigação. “Essa interação proporciona que eles conheçam e celebrem a origem dos alimentos, a importância do cultivo e do cuidado na hora de plantar, colher e produzir frutos”, ressalta Gillys. 
 
Além dessa atividade realizada na horta da Escola, os alunos também participam de outro projeto, o Jardins de Mel, que já iniciou suas ações, e que vai se intensificar ao longo do mês de junho. A ideia é conhecer o sistema de preservação de abelhas nativas ameaçadas de extinção. “Integrar a ecologia, o nosso ecossistema e todas as informações para que os alunos fortaleçam ainda mais o seu cuidado com o meio ambiente”, reforça a diretora. 

A especialista dá dicas de como desenvolver a relação com o meio ambiente e seus cuidados. Confira:

Reutilize materiais 
Muitos dos objetos descartados podem se transformar em novos itens, brinquedos para as crianças com garrafa pet ou novas prateleiras para o quarto com aquela caixa de papelão que seria jogada fora. Itens e objetos ganham novos significados com a reutilização. 
 

Doar roupas e brinquedos
Uma das funções da consciência ambiental se relaciona também com os itens que não utilizamos mais, como aquela roupa que não serve, ou aquele brinquedo que já não é tão utilizado e pode ser doado para outra criança. Incentivar esse hábito desde cedo contribui para um planeta mais sustentável. 

Cuidado com a água
Desde muito cedo, as crianças aprendem pequenos hábitos de higiene, como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes, por exemplo. Nesse momento é importante observar o uso da água e reforçar a importância da preservação para gerações futuras. 
 
Separação do lixo
A preocupação com a separação adequada do lixo avançou muito nos últimos anos, a ideia da separação contribui para o bem estar, e é essencial na hora do descarte. Em casa, uma sugestão é que os pais e responsáveis diferenciem os baldinhos de lixo por cores ou insiram uma marca na sacola para que o descarte correto seja realizado. 
 
Interagir com a natureza
Uma boa maneira de entender a preservação é conhecendo ainda mais a natureza. Espaços para brincadeiras, leituras em família e passeios, dentro dos protocolos de segurança que estão vigentes no momento, podem contribuir para que as crianças e adolescentes preservem ainda mais o meio ambiente. 

 

Comentários