Você já
navegou nas redes sociais e se deparou com vídeos de animais fazendo gracinhas
sozinhos ou com seus tutores? De tão engraçados, muitos vídeos, cujos
protagonistas são pets, como cães e gatos, viralizam na web e ganham milhares
de visualizações. No entanto, o que muitos tutores não imaginam é que cada vez
mais, os perfis pets estão ganhando espaço para se profissionalizar nas redes
sociais.
E foi com esta
percepção que a designer e especialista em marketing digital, Fernanda
Rabaglio, criou a Matilha Brasil, a 1ª escola de influenciadores pets do país,
que tem por objetivo ser uma comunidade para marcas que desejam gerar valor por
meio de conteúdos estratégicos e bem produzidos e, também, para tutores de
perfis pets, que precisam entender as plataformas das redes sociais e saber
criar conteúdos para influenciar pessoas.
“Dividi a
Matilha em duas vertentes. De um lado vi marcas que ainda tateavam as redes
sociais e não entendiam bem a importância do criador de conteúdo, do outro,
perfis pets lindos, engajados e com milhares de seguidores, mas que não
entendiam a plataforma ou o motivo do crescimento. Surgiu, então, a Academia da
Matilha. Notei aí uma lacuna com muito potencial de crescimento, mas que
precisava do suporte de alguém com experiência de conteúdo, estratégia e
influência para intermediar os dois lados”, afirma Fernanda.
Atualmente,
segundo a CEO, a Matilha Brasil conta com mais de 400 assinantes na plataforma
da Academia da Matilha e cerca de 27 campanhas com marcas do nicho pet. “Nossa
plataforma oferece de uma a três aulas por semana com tarefas práticas para que
o pet influencer sinta sua evolução em conteúdo e em crescimento, além de saber
criar conteúdos estratégicos que dão resultados, assim como mensurar os
resultados do seu trabalho”, explica Fernanda.
Para a CEO,
algumas práticas das redes sociais para o nicho pet, como sorteios (ilegais),
recebidos e concursos de embaixadores, que nada mais são do que um recebido
fixo, podem ser aprimorados para que haja, de fato, conteúdo, estratégia e
treinamento exclusivos para quem deseja crescer no mercado pet.
Como
funciona?
As marcas são
o carro chefe para as campanhas com influenciadores. De acordo com Fernanda, o
primeiro passo é entender as necessidades da marca e criar um pacote de
campanhas ao longo do ano para entregar visibilidade, trabalhar branding,
lançamentos, credibilidade e conversão, a depender do momento da marca em cada
fase do ano.
“Nestas
campanhas trabalhamos de forma lúdica e com a soma da identidade da marca com a
persona do influenciador, conduzindo às comunidades para uma imersão divertida,
educacional e estratégica, com foco no resultado que precisamos: o topo ao
fundo do funil”, explica a CEO. “Após realizar as campanhas, com relatório de
resultados e entendendo quais perfis performaram bem, conseguimos escolher e
fazer gestão de embaixadores de marca com foco em resultado, baseado em dados e
não em mídia kit que não traz nenhuma garantia de resultado mês a mês para a
marca”, completa.
Para Fernanda,
o DNA de uma campanha é a criação de conteúdo, por isso, trabalhar também as
mídias da marca, fazendo desde o planejamento até a produção de conteúdo de
fato, como Instagram, Blog, Youtube e até mídias bem nichadas, como Arknoah,
são essenciais para atingir resultados expressivos.
Entre as
marcas que já passaram pela Matilha Brasil, estão: Vetex, Petiko, Total Neem,
Pet Games, entre outras. Para pet influenciadores, a Academia da Matilha
oferece uma comunidade que ensina como profissionalizar e monetizar perfis
exclusivamente de pets, que pode ser acessada no https://www.matilhabrasil.com/
e no www.academiadamatilha.com.br
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