*Por Rafael Wisch
O
avanço tecnológico e a internet mudaram a forma de comunicação entre empresas e
clientes, porém, nos últimos anos, o marketing digital ainda era considerado um
grande tabu para a maioria das pequenas e médias empresas. Com a pandemia de
Covid-19 em todo o país e com a adaptação ao isolamento social, os
estabelecimentos foram fechados. Em paralelo, as empresas se depararam
com um novo desafio: manter o volume de vendas mesmo com as portas fechadas,
mas, nem toda empresa estava instalada no ambiente digital.
Diante
desse cenário, diversos profissionais tiveram que se adequar, e não foi
diferente no universo do marketing. O marketing digital não é apenas um meio de
inovar. Hoje, nós podemos afirmar que trata-se de uma solução para que as
empresas continuem de portas abertas. Só no primeiro semestre de 2020, as
vendas aumentaram cerca de 40% no ambiente digital, o que reforça que o
investimento em marketing digital é o mesmo que investir na sobrevivência da
empresa.
Segmentação
O marketing digital amplia as possibilidades de segmentação do público. É
possível entender e analisar possíveis consumidores do seu produto ou serviço
e, assim, investir em campanhas mais assertivas. Qualquer tipo de negócio pode
ter acesso à diversas segmentações e impulsionar o que mais se encaixa com a
proposta da empresa.
Expansão
Esse
é o grande diferencial do marketing digital. Por ter a possibilidade de
divulgar em qualquer região do mundo que esteja conectada com a internet, a
empresa poderá ter produtos extremamente específicos para pessoas também
específicas. Isso possibilita à empresa uma ampliação do seu potencial de
venda, que deixa de ser local para se tornar nacional ou até mesmo
mundial.
Análise
Com
as estratégias e métricas do marketing digital conseguimos medir e entender os
detalhes de cada resultado. O empreendedor pode monitorar de perto o tempo e a
ação do usuário e como ele está aderindo às estratégias. A mensuração é um
conjunto da análise que é investido ao resultado em vendas que a campanha
gerou. Um indicador bem utilizado para validar, é o ROI, que é o retorno sobre
o investimento.
Custo-benefício
Para
pequenas e médias empresas que ainda estão se adaptando ao ambiente virtual, é
possível alinhar boas estratégias, boas ferramentas com um baixo custo. Dentro
das soluções, atualmente, o funil de vendas é o que vem fazendo empresas
aumentarem seus faturamentos por oferecer um processo completo e automático na
prospecção e conversão em vendas. Essa estratégia a ajudará a despertar a
atenção de pessoas que se enquadram com o público-alvo da empresa,com isso, as
empresas podem filtrar essas oportunidades que a o marketing digital oferece, e
trazer para empresa apenas as pessoas que realmente são propensas a
compra.
Campanhas
Com
o tráfego pago e campanhas montadas, o gerenciador do negócio consegue atingir
a pessoa certa, no momento certo, com a comunicação certa. Além disso, pode ter
acesso à várias métricas de todas essas ações, otimizar as campanhas,
identificar os melhores resultados e ter uma segurança sobre como atingir seu
público.
*Rafael Wisch é CEO da G Digital, startup de
desenvolvimento de softwares voltados para marketing e vendas.
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