Narciso relido: cultura, inveja e ciúmes

Obra da psicanalista francesa Colette Soler traz à tona pertinente debate sobre os usos da própria imagem no mundo contemporâneo e suas consequências no mal-estar na civilização

Quais Narcisos habitam em cada um de nós? Esta é a questão levantada pela psicanalista francesa Colette Soler na obra Um outro Narciso, publicada pela Aller Editora. Num mundo saturado pela cultura da imagem, das selfies, da body art e das intervenções cirúrgicas, o livro apresenta uma revisão do conceito de narcisismo e levanta a pergunta: como foi possível imaginar que a psicanálise reduziria o narcisismo dos sujeitos?

Além de reler os mitos de Édipo e de Narciso, Soler se debruça sobre o conceito lacaniano de escabelo, concluindo que é preciso declinar o narcisismo no plural, posto que ele não se reduz ao amor pela própria imagem. De forma sagaz e peculiar, a autora afirma que os desejos e as pulsões se manifestam como autoafirmação e despertam, por consequência, sentimentos como inveja e ciúmes.

Estes, efeitos de linguagem, estão, em nossa cultura, ligados ao narcisismo e remetem àquilo que não temos, ao que nos é tomado, ou àquilo de que somos excluídos, gerando rivalidade e competição entre os indivíduos, como se o outro tivesse à sua disposição um gozo que me é negado. Para fundamentar a tese, a autora apresenta referências históricas, teóricas e clínicas.

Um outro Narciso é, assim, um convite a refletir sobre a complexidade de um conceito nada pacificador, que pode gerar efeitos reprováveis e muitas vezes punidos pela sociedade e pela religião. Num contexto em que as redes sociais nos incitam à autoexposição e ao confronto entre a imagem de nós mesmos e a imagem de milhares de outros, aparentemente sempre mais felizes do que nós, isto é, sempre gozando mais do que nós, resta nos indagarmos: existirá algum outro ofício, além da psicanálise, à altura de sustentar o mal-estar sempre presente na civilização e nas diversas culturas?

Ficha técnica:
ISBN: 978-85-94347-31-2
ISBN ebook: 978-65-87399-17-1
Formato: Brochura – 14×21 cm
Peso: 262g
Páginas: 256
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª/2021
Gênero: psicanálise, teoria psicanalítica

Sobre a autora: Colette Soler pratica a psicanálise e a ensina em Paris. Diplomada em Psicopatologia e doutora em Psicologia, foi seu encontro com o ensino e a pessoa de Jacques Lacan que a fez escolher a psicanálise. Foi membro da antiga Escola dissolvida por Jacques Lacan em 1980 e, após a cisão com a AMP em 1998, esteve na origem do movimento dos Fóruns do Campo Lacaniano e de sua Escola Internacional de Psicanálise.

Sobre a editora: A Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até as repercussões dos debates atuais sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada pelo verbo francês aller, que significa “ir”, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de psicanálise ou não, a percorrer caminhos que cruzam fronteiras e a embarcar nesse desafio que é ler como movimento.

Comentários