Elenco se reinventa e lança peça consagrada do
repertório para às telinhas podendo ser vista em qualquer lugar do Brasil ou do
mundo
O
espetáculo “Zabobrim, o Rei Vagabundo On-line” encerra sua temporada virtual
neste fim de semana, com apresentações gratuitas de sexta-feira a domingo, 23 a
25 de abril, sempre às 20h. A montagem, um dos clássicos do repertório do
Barracão Teatro (importante centro de investigação e pesquisa das artes da cena
de Campinas - SP), foi adaptada para o formato digital por meio de intensos
estudos de linguagem do teatro para o audiovisual.
A
temporada on-line traz uma novidade: o grupo recebe o público, 19h40, na
antessala da plataforma Zoom, para conversar com os participantes. O link do
Zoom e do espetáculo virtual estão disponíveis em https://linktr.ee/barracaoteatro.
Sob
nova perspectiva
O espetáculo “Zabobrim, O Rei Vagabundo”, foi concebido, na sua origem, para
ser uma obra volátil que dialogasse diretamente com público. Para a adaptação
do espetáculo aos formatos digitais, o Barracão Teatro contou com a parceria da
produtora de vídeo Mapache Filmes - fundada e dirigida pelo videomaker e
cineasta Levi Munhoz.
“Entendemos
que essa ressignificação não foi simplesmente o ato de filmar um espetáculo
teatral já concebido, mas criar uma adaptação da obra feita exclusivamente para
ser vinculada e apresentada nas redes a fim de possibilitar um diálogo presente
com o espectador que assiste do outro lado da tela”, destaca a diretora Tiche
Vianna.
Transpor
uma linguagem para outra sem querer ter perdas é uma tarefa árdua e seria uma
“prepotência dizermos que conseguimos fazer isso”, reforça Tiche. Em “Zabobrim,
o Rei Vagabundo Online”, a equipe teve, acima de tudo, a possibilidade de
estudar, revisitar, desmontar e remontar um espetáculo teatral sob uma nova
perspectiva.
Quais
os desafios? “A primeira coisa que perderíamos seria a relação interativa com o
público e por conta disso, seria necessário modificar a narrativa. Isso
diminuiu consideravelmente o tempo de realização das cenas o que favoreceu
muito a apresentação através da tela”, afirma.
Segundo
ela, “é diferente gravar um espetáculo teatral e reinventar a teatralidade no
‘teatro audiovisual’. Como a câmera se aproxima e às vezes entra na cena,
atrizes e atores tiveram que condicionar corpos habituados ao exagero, a não
caminhar as distâncias cênicas e recriar seus movimentos: tanto da máscara em
si, que pressupõe sutilezas do rosto (coisa que não vemos no teatro por causa
da distância), quanto da coluna e transferência de peso, redesenhando seus
gestos. Tudo ganhou outra dimensão e é por meio do retorno, que poderemos ter
através do público, após as apresentações, que saberemos com mais profundidade
como operar essa outra perspectiva de trabalho, que parece ser o que nos moverá
nos próximos meses”, reflete.
Do outro lado da tela
Desde sua estreia, em 2015, o espetáculo circulou por diversas cidades,
apresentando em festivais, mostras e temporadas. Em cada lugar, e diante de
cada público diferente, a peça, na improvisação direta com a plateia, ia se
reconfigurando na atualização de piadas, interações e comentários (tudo isso a
partir dos acontecimentos atuais e do retorno do espectador).
Agora,
sob a nova perspectiva virtual, a diretora é enfática: “Longe de termos uma
câmera que captura imagens fiéis ao realismo, temos uma câmera que vasculha
alguns ângulos distintos da cena, na busca de uma intimidade que só a presença
cênica é capaz de revelar. Ainda temos muito a aprender e o desafio é esse.
Quanto mais caminho pela frente, maior a vontade de realizar a possibilidade do
agora”, conclui Tiche Vianna com muitas ideias na cabeça e, definitivamente,
uma câmera na mão.
Ficha
técnica
Dramaturgia
Tiche Vianna – Esio Magalhães
Direção
Tiche Vianna
Atuação
Cintia Birocchi; Esio Magalhães; Fernando Fubá; Kara Ariza; Raissa Guimarães;
Rodrigo Nasser; Ulisses Junior
Direção Musical
Marcelo Onofri
Direção de arte
(figurinos)
Antonio Apolinário
Designer
Gráfico
Ana Muriel
Técnico de Iluminação
Erico Damineli
Produtora Executiva
Cau Vianna
Assistente de Produção
Thomas do Anjos
Sinopse
do espetáculo
Na peça, Zabobrim, o palhaço vagabundo remexe o lixo e encontra uma lâmpada
mágica. Um gênio lhe concede três pedidos e ele pede para se tornar rei. Seu
desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se
anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.
Serviço
“Zabobrim, o “Rei
Vagabundo On-Line”
Quando:
23, 24 e 25 de abril (sexta a domingo), sempre às 20h.
Onde: https://linktr.ee/barracaoteatro
Classificação indicativa:
12 anos.
Projeto: Zabobrim, o Rei Vagabundo Online,
contemplado pelo Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc nº36 -
Produção e temporada de espetáculo de teatro com apresentação on-line, da
Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
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