Alegria em meio à pandemia: artistas pintam a Vila das Torres

 


Intervenção no parque infantil e na Ponte da Paz traz esperança para a comunidade e integra a Mostra Literatura Paraná

Esta semana a comunidade da Vila das Torres, localizada em Curitiba (PR), tem um momento de alegria em meio ao sofrimento imposto pela pandemia do coronavírus. Os artistas Gustas, Toska01, Seth e Elo realizaram intervenções em grafite em duas áreas da comunidade, no parque infantil e na Ponte da Paz, em uma série de pinturas com mensagens que trazem esperança e força para os moradores.  A Vila das Torres é uma área com diversos espaços de reciclagem de lixo e a maioria dos moradores trabalha com a coleta de recicláveis. Também participaram da ação a ONG Passos da Criança, Projeto Colorir para Sorrir e artistas do Valetão Crew, Jorge Galvão, Arvore1 e Thyago Syen.

A pintura na Vila das Torres faz parte da Mostra Literatura Paraná, evento que reúne o melhor da produção literária paranaense, com oficinas, roda de leitura, música, bate-papos e ações culturais englobando todo tipo de arte. A maior parte da programação acontece online, por conta das medidas sanitárias. A intervenção na Vila também aconteceu respeitando todos os cuidados com a saúde.

“A intervenção traz poesia e cor para o dia a dia da comunidade. Quem vê o graffiti é levado a um outro lugar da realidade, através de imagens e frases que trazem o livro, a vida, o sonho e a esperança como força. É o poder da arte, da literatura. Na Ponte da Paz agora se lê 'É preciso o coração em chamas para manter os sonhos aquecidos', de Sérgio Vaz, e 'Quem não tem amigos, mas tem um livro, tem uma estrada', de Carolina Maria de Jesus", conta Kenni Rogers, criador da Mostra.

A Mostra Literatura Paraná acontece de 29 de março a 23 de abril, com escritores, professores e artistas diversos, inclusive mirins, como Serginho Smith e Liah Vitória, com 13 e 8 anos, e também Nega Di, uma poeta com deficiência auditiva.

O evento pode ser acompanhado no Youtube/MostraLiteraturaParaná e também pelo instagram @mostraliteraturaparana.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem incentivo da Ademilar Consórcio de Imóveis e Rede Lojacorr.

Comentários