TAB está de cara nova

Como nova identidade visual e linha editorial, a plataforma vai retratar de maneira única o cotidiano das pessoas no Brasil

 

Novo visual de UOL TAB.

 

O UOL TAB está de cara nova em 2021. Além de uma identidade visual reformulada, a vertical ainda traz uma atualização importante em sua linha editorial. O TAB reforçará o foco em reportagens de fôlego, com retratos descritivos e imersivos da realidade, no Brasil e no mundo. “Adotaremos a tônica do jornalismo clássico, que vai até onde a notícia está para revelar comportamentos, cenas culturais, as festas tradicionais, inovação”, conta a editora da plataforma, Olívia Fraga.

Com a tagline “repórteres na rua em busca da realidade”, TAB pretende jogar luz em histórias que, normalmente, passam despercebidas à maioria das pessoas. A reportagem “Nas entranhas”, que mostra o dia a dia dos que moram nos buracos de pontes e viadutos em SP, ou Vida de Boy, sobre os garotos de programa do centro da cidade, inauguram o estilo. As histórias extraordinárias de personagens, de grande calibre ou anônimos, também ganham espaço nesse novo momento, com perfis criados a partir de muita conversa, buscar em baús antigos e observação como os da da ex-sadomasoquista de 80 anos ou da criminóloga Ilana Casoy.

Para além dos textos, haverá também um grande investimento em fotógrafos de renome, capazes de contar belíssimas histórias por meio das imagens, como em Sem Fantasia, que mostrou o vazio deixado pelo carnaval carioca entre os seus principais atores.

Outra novidade de UOL TAB fica por conta da estreia da coluna “Trombadas”, liderada pelo jornalista Christian Carvalho Cruz. Nela, Christian trará seu olhar e experiência para contar, em primeira pessoa, histórias de pessoas aleatórias que ele encontrou (ou trombou) na rua. O novo colunista de UOL TAB tem passagens por algumas das principais redações do país e é autor do livro de reportagens, “Entretanto Foi Assim que Aconteceu”, publicado pela Arquipélago Editorial.

Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL, destaca: “O jornalismo brasileiro precisa de mais repórteres na rua, retratando as múltiplas realidades, trazendo histórias surpreendentes, revelando o que não vamos saber pelos ciclos do noticiário ou em nossas bolhas de internet. É essa a nova proposta do TAB, combinada a seis anos de tradição de inovação em linguagem e formatos multiplataforma”.

Estreia do Documentário “Sobrevivencialistas”

E as novidades não param por aí. A partir deste ano, o UOL TAB vai unir forças com a MOV, produtora de vídeos do UOL, para ampliar seu portfólio com novas produções. A primeira das estreias é o documentário “Sobrevivencialistas”. A atração vai abordar o movimento e o estilo de vida do sobrevivencialismo, que prevê a preparação das pessoas a acontecimentos extraordinários, como emergências sanitárias, catástrofes naturais, e ruptura da ordem social.

O tema do documentário tem despertado uma atenção ainda maior devido à pandemia, mas este já era um assunto bastante procurado, por exemplo, em canais do Youtube, desde pelo menos a Greve dos Caminhoneiros, em 2016.

Para entender sobre a relevância dos sobrevivencialistas no “novo normal”, e o que este pensamento diz sobre a realidade atual, a produção acompanhou de maneira imersiva a rotina dos maiores canais sobre o assunto no Brasil, como Sobrevivencialismo, Guia do Sobrevivente, e Desbravatube

Além disso, outros lançamentos de documentários também estão previstos para os próximos meses.

Assista ao documentário Sobrevivencialistas pelo link.

Para acompanhar as novidades do UOL TAB, acesse o site oficial da plataforma, e também as suas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.

Comentários