*Rodolfo Schneider
Comum
nas rodas de conversa, em ações de empresas e campanhas publicitárias, a
solidariedade é um tema bastante abordado pelo brasileiro. Conhecido como um
povo que acolhe e contribui com o outro e com as necessidades à sua volta,
todos nós costumamos nos reconhecer como solidários. E isso é verdade.
Mas, será que sabemos para onde direcionar a nossa efetiva contribuição?
Não
que uma causa anule a outra, entretanto existem diferentes formas de agir com
solidariedade, seja doando tempo, acolhimento, ações em comunidades e, claro,
também a financeira. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em 2020, cerca
de 96% dos brasileiros têm o desejo de ser mais solidário e buscam fazer o bem,
mas às vezes não sabem como colocar isso em prática.
O
período da pandemia da covid-19, que assolou toda população, também influencia
o perfil de doação. De acordo com pesquisa realizada pelo Data Favela, parceria
do Instituto Locomotiva, da Central Única das Favelas (Cufa) e da Favela
Holding, aproximadamente 49% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação
durante esse período. Esse índice é ainda maior nas favelas, onde cerca de 63%
dos moradores contribuíram com doações.
Isso
aponta um questionamento importante de uma faixa salarial que pode utilizar
diversas ferramentas para doação. Uma delas é o Imposto Solidário, que é
pouco difundido no país, mas se trata de uma opção que deveria ser mais utilizada
pelas pessoas em geral. Todo contribuinte que opta pelo modelo completo na hora
da declaração pode direcionar até 3% do Imposto de Renda para instituições
sociais - dinheiro que já seria pago ao governo de qualquer maneira. Essa
destinação permite escolher uma causa e acompanhar de perto o uso desse
dinheiro e os avanços dos projetos que apoiamos.
Segundo
dados da Receita Federal, mais de 97% das pessoas estão aptas a destinar o
Imposto de Renda, mas não o fazem e o potencial de doação chega a 4 bilhões.
Esse montante garantiria a continuidade, expansão e até a criação de inúmeros
projetos. Sobretudo, no momento da pandemia da covid-19, em que as instituições
não conseguem realizar grandes eventos de arrecadação, é uma das formas mais
utilizadas para arrecadar recursos.
Como
estamos em um tempo de constantes mudanças, todos temos uma nova chance de
fazer diferente. O período de declaração do Imposto de Renda vai até dia 30 de
abril, e para todos aqueles que optam pela declaração no modelo completo, eu
convido a um olhar diferente para seu Imposto e o direcionamento para causas
sociais. Para conhecer o passo a passo do processo basta acessar o site: impostosolidario.org.br
**Rodolfo
Schneider é gerente de Captação de Recursos do Marista Escolas Sociais
Comentários
Postar um comentário