Se
2020 entrou para a história como o ano da pandemia do covid-19, certamente no
universo da TV ele também será lembrado como o ano da explosão dos reality
shows no Brasil. Sim, foi em meio a uma quarentena sem precedentes que o
brasileiro se rendeu ao voyeurismo
e acompanhou mais vezes estes programas do que o próprio jornalismo, as séries
e até mesmo as tão aclamadas novelas - os dados são do Kantar Ibope, que
mostram crescimento de 9% do gênero em relação a 2019.
Com
um retrospecto favorável, é de se esperar que em 2021 os realities não apenas
alcancem patamares mais altos, como também utilizem recursos mais modernos e
interativos para fisgar de vez a preferência do público. “É uma excelente
oportunidade para a popularização de tecnologias como o DTV Play - middleware de interatividade
que passará a fazer parte de todos os aparelhos Smart fabricados a partir deste
ano em solo nacional”, lembra José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD.
Amaral
reforça ainda que, por meio desta novidade, os televisores passarão a contar
com mais interação entre a programação da TV aberta e recursos da internet. Ele
destaca abaixo as três das principais mudanças que já poderão estar disponíveis
para os reality shows deste ano. Confira:
Votação
pela TV
Um
dos momentos mais importantes (e tensos) dos realities é a hora em que um dos
participantes será eliminado do programa. Quem escolhe é o público de casa e,
mesmo assistindo todo o programa pela TV, o telespectador que deseja votar é
obrigado a se dirigir ao computador ou usar o smartphone. Com a chegada do DTV
Play isso deve mudar. “A ideia é que o público passe a realizar a votação na
própria tela da TV, utilizando apenas o controle remoto”, explica o presidente
do Fórum SBTVD.
T-commerce
Não
é de hoje que a televisão investe em tecnologias para comercialização dos
produtos mostrados na telinha. Atualmente já é possível realizar compras por
meio de um ícone que surge durante a programação no canto direito da tela. Ao
clicar, as informações são exibidas e um QR
code gerado para pagamento. O problema é que, mais uma vez, só é
possível realizar a compra com a ajuda de um smartphone. “Com o T-commerce do
DTV Play será possível realizar todo o processo direto pela TV”, completa José
Marcelo Amaral, “apenas com o controle remoto em mãos”.
Interatividade sem limites
Se a
impressão que se tem é de que o termo interatividade parece estar em todos os
lugares, é porque ele realmente está. E, quando pensamos em possibilidades de
interação utilizando a TV e a internet ao mesmo tempo, as oportunidades são
infinitas. Imagine, por exemplo, um apresentador de reality show que recebe em
tempo real perguntas de telespectadores. Ou se, em uma interação controlada, o
público consegue se comunicar com os confinados para dar dicas de como realizar
uma tarefa. “Essas são apenas algumas das ideias possíveis, mas as opções que
temos nas mãos a partir desta relação que envolve TV, internet e um dos
formatos mais prestigiados do momento, são realmente ilimitadas”, finaliza
Amaral.
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