Reta final do Enem: o que priorizar na redação

 


Professora lista possíveis temas e técnicas para conquistar nota mil da prova

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), começam em 17 de janeiro em virtude da pandemia da Covid-19. Em um ano tão atípico como 2020, os estudantes têm de se adaptar para encarar os desafios dessa reta final tão importante.

Outra dúvida que pode tirar o sono dos jovens é o tema da redação, que pede não só tecnica, mas também uma proposta de interveção. Para a professora de Língua Portuguesa do Colégio Marista de Cascavel, Amanda Kristensen de Camargo, existem alguns assuntos que têm grande probabilidade em virtude dos acontecimentos recentes. Entre as possibilidades ela sugere: “O papel da tecnologia na educação e a bolha da desigualdade”; “A saúde mental em tempos de pandemia/globalização”; “Alfabetização tardia e o analfabetismo funcional”,  “Desenvolvimento sustentável” e “Ação crescente feminina no conhecimento elaborado pela sociedade”.

Confira algumas dicas importantes para conquistar a nota máxima na redação:

Originalidade

Para se sair bem na redação, mais importante que o tema, de acordo com Amanda, é investir no repertório de conhecimento e originalidade. “Não basta que eu lhe apresente muitas possibilidades temáticas para a prova de redação do ENEM. É preciso, na verdade, que o estudante seja o curinga. Ou seja, é preciso se diferenciar por meio da originalidade crítica de seus argumentos”, afirma.

Seguir a temática

O estudante deve organizar sua tese introdutória de forma que, contemplando a temática dos textos de apoio, convença seu examinador da originalidade crítica de seus argumentos. Para fazer isso é preciso compreender a estrutura de uma dissertação argumentativa (introdução, desenvolvimento e conclusão) e estar munido de habilidades textuais de coerência, coesão e modalização textual.  

Foco nas informações

Depois de conhecer o tema proposto, é hora de resgatar o conhecimento armazenado até agora. E isso é mais fácil do que parece! Basta que você se aproveite do conhecimento enciclopédico nutrido ao longo dos anos escolares: História, Filosofia, Sociologia e Literatura nunca foram tão relevantes para que o aluno demonstre seu valoroso leque de armazenamento intelectual.

Vá além dos livros

Amplie e construa um repertório amplo. Atualize suas leituras: leia jornais diários, retome os clássicos da literatura e por que não enriquecer sua escrita com alguns canais de filosofia, redação e literatura? Aqui estão alguns: “Canal Inteligente”, “Vestibuler”, “Descomplica”. 

O que evitar:

Muito cuidado com citações longas, cópias dos textos de apoio ou paráfrases explícitas, pois elas levam ao oposto de uma redação nota mil. Aproveite-se, porém, dos dados e referências gratos à sua tese e proposta de intervenção. Um dos critérios para seu ingresso à universidade é a originalidade; então, explore a linguagem conotativa em momentos-chave. Lembre-se: seja o curinga.

Comentários