Papo de Intervalo aproxima alunos em meio ao distanciamento social

 


Colégio promove encontros que abordam temas leves, buscando amenizar a saudade dos alunos do convívio com amigos e professores

O ensino remoto virou a realidade na vida de milhares de estudantes. Certamente, a hora do intervalo dentro da escola, com a interação e conversas com os amigos, estão fazendo tanta ou mais falta entre os alunos que as próprias aulas presenciais. Pensando em amenizar essa saudade provocada pelo distanciamento social, o Colégio Positivo realiza, toda semana, o Papo de Intervalo, de forma on-line. Um encontro entre professores e alunos para discutirem temas mais leves em relação aos conteúdos pedagógicos. 

O bate-papo dura exatamente o tempo de um intervalo. Semanalmente, os assuntos são trocados. Ao longo de 16 semanas, cerca de 600 alunos participaram dos encontros - entre eles, Maria Eduarda Carneiro, de 16 anos, estudante da 2º série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Ângelo Sampaio. Para ela, o Papo de Intervalo é uma boa oportunidade dos alunos se aproximarem dos professores. “Foi um momento de descontração bem legal. Durante a pandemia, nosso contato com os professores foi somente nas aulas, portanto, foi uma oportunidade de manter a relação professor-aluno” conta. 

Para a estudante da 2º série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Nicole Hannie Gil Ribeiro, de 17 anos, além de poder passar alguns minutos conversando com amigos e professores, o encontro também ajuda a conhecer outras culturas. “Tem vários temas. Com certeza foi uma das melhores ideias que tiveram’’ exalta. 

Segundo a coordenadora do Ensino Médio do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento) do Colégio Positivo, Lucimeire Fedalto, uma das idealizadoras do projeto, a ideia do Papo de Intervalo foi proporcionar um tempo para que os alunos do Ensino Médio tivessem um descanso das aulas. "O intervalo é um dos momentos mais esperados pelos estudantes e, no período remoto, o Colégio Positivo e o Colégio Semeador quiseram manter o momento, o ar despojado e o bate-papo descontraído. Ao longo dos 16 encontros realizados, todos dentro da plataforma virtual, teve conversa sobre profissões, cinema, e-sport, dicas para aliviar o estresse, família, o poder da juventude e até sobre receitas culinárias com professores cozinhando ao vivo", conta. 

Comentários