No
mundo acadêmico e científico, muito se discute sobre a importância de uma boa
escrita para a clareza das informações e para evitar equívocos linguísticos que
prejudicam a qualidade textual e despertam certa aversão à leitura. Nós somos
aquilo que aprendemos e a leitura tem uma função importante nesse processo de
aprendizagem. Logo, se os textos ou livros que lemos não são de boa qualidade
de escrita, aprendemos erroneamente.
Certos
cuidados devem ser tomados no momento da escrita e para isso, seguem algumas
dicas:
- Procure ler o seu texto duas ou três vezes. Assim
conseguirá identificar os erros de ortografia ou concordâncias;
- Evite utilizar a linguagem da internet. Nesse espaço
onde as informações produzem opinião, muito cuidado para que seu texto não
seja pobre linguisticamente;
- Tenha acesso a um dicionário. Esse recurso possibilita
o conhecimento e entendimento de palavras ainda não conhecidas em seu
vocabulário e que darão qualidade em seu texto evitando repetir as
palavras, substituindo por sinônimos;
- Evite gerundismos. Esse vício de escrita e fala
empobrece a produção de um texto, dando certo teor de amadorismo ao
escritor;
- Leia bons textos e leia muito. A leitura é um recurso
muito eficaz para uma boa escrita, pois essa prática permite que nosso
vocabulário fique mais apurado;
- Faça bom uso da pontuação. Um texto de boa qualidade
deve ter o emprego da pontuação com cautela. Uma vírgula ou um ponto usado
de forma errada, impacta na incompreensão da mensagem que você quis
transmitir;
- Organize suas ideias. Uma produção textual de qualidade
precisa ter boa estrutura. Antes de escrever, faça anotações de palavras e
ideias chaves que quer utilizar. Dessa forma, você conseguirá passar ao
leitor toda a essência da temática proposta e facilitará a compreensão da
leitura.
- Escreva bem sempre. Tenha o hábito de uma boa escrita
em todas as ocasiões, seja escrevendo um bilhete para um familiar, uma
declaração / mensagem ao seu amor ou uma mensagem de e-mail corporativo,
independente do destinatário.
A internet trouxe vícios de linguagens e escritas
que transmitem a mensagem desejada, porém com pobreza de conteúdo linguístico.
Comumente ouvimos histórias de estudantes que perderam grandes oportunidades de
ingressar em uma universidade ou até mesmo ser aprovado em um concurso pela
nota baixa na produção da redação.
Essa é uma questão de atitude. Busque indicações
de bons autores e bons artigos ou busque discernimento para identificar quando
o texto for de baixa qualidade, pois temos que utilizar as boas referências
como comparativo benéfico à nossa aprendizagem.
Autor:
Carlos Alberto Holdefer é professor dos cursos de bacharelado e licenciatura em
Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.
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