Para aprender a desenhar não é necessário ter dom, mas sim conhecimento e dedicação

 


Com um curso de método simples, a ilustradora Mayara Rodrigues ensina aspirantes a desenhistas a alcançar ótimos resultados

Fazer arte” pode parecer algo complicado ou destinado a pessoas que possuem o ‘dom’ de desenhar, mas na verdade a prática é muito mais importante para o desempenho nessa atividade. A aptidão para a ilustração acontece a partir do momento em que existe interesse, e disposição, para tentar e aprender técnicas que ajudam no processo.

Pensando nisso, há alguns anos a desenhista Mayara Rodrigues iniciou o curso Método FanArt, utilizando uma metodologia mais simples para as pessoas que têm interesse e gostariam de fazer ilustrações, seja com objetivos profissionais ou como um hobby. “Em alguns lugares, o acesso à arte e a cursos ou materiais relacionados ao tema é limitado. Hoje, com a internet, é possível alcançar as pessoas que realmente querem um conteúdo simples, mas completo sobre como fazer arte”, relata.

Além da dificuldade em encontrar o material apropriado para o aprendizado, algumas pessoas podem sentir uma grande desmotivação em seguir esse caminho por conta da dita falta de talento ou dom para a arte. No entanto, com algumas horas do curso Método FanArt é possível entender um pouco mais e começar a prática das atividades, como relata Matheus Pinheiro, um dos alunos da Mayara.  “Desde sempre, tive interesse em ser ilustrador, mas não nasci com essa competência, então segui em frente, mas em 2014 resolvi dar uma chance e comecei a procurar material para aprender, inclusive foi quando comecei a acompanhar o trabalho da Mayara. Mas foi em 2017 que eu iniciei no Método FanArt, ainda no 1.0, e foi o  que me proporcionou a base que eu precisava para chegar no nível que almejava. Hoje, com a pandemia, eu tenho mais tempo para desenhar e conhecer técnicas”, conta Matheus.

Atualmente, com a quarentena e mais tempo em casa, realmente é um momento mais propício para colocar em ação algum hobby oculto e aprender coisas novas, ainda que sejam simples. Umas das principais preocupações de Mayara para a criação do Método FanArt foi justamente em relação a praticidade do aprendizado, que, na opinião dela, não deve ser algo complicado. “O comprometimento com a arte e o desenvolvimento leva tempo, mas não deve ser algo que as pessoas precisam ter medo ou receio, porque aprender algo novo pode ser difícil, mas com a dedicação é possível alcançar ótimos resultados”, ela ressalta.

Outra vantagem de procurar uma atividade como o desenho nesse período é aplicação dela como uma maneira de evitar o estresse, que pode estar ainda mais presente por conta da pandemia. “A arte é libertadora, ajuda muito a se expressar e também traz uma paz. Ficar ali, desenhando tirando um tempo pra você, longe dos problemas do mundo, é confortante”, Matheus finaliza.

Sobre Mayara Rodrigues

Hoje, Mayara possui mais de 100 mil alunos no Brasil e no mundo, e mais de 1 milhão de inscritos no Youtube. Ela descobriu que sua missão é reacender este sonho, que muitas pessoas tinham e torná-lo uma realidade. Depois de anos, Mayara teve a nítida percepção de que métodos tradicionais de ensino causavam frustração e desistência. Foi então que a sua jornada para desenvolver um método realmente inovador e inspirador começou. A professora está focada em sua missão de ajudar mais de 200 mil pessoas até 2025 a realizar este antigo sonho que é aprender a desenhar, mesmo se não nasceu com o "dom de desenhar". Para saber mais, acesse https://metodofanart.com.br/ ou pelas redes https://www.youtube.com/c/MayaraRodriguesDrawings e https://www.instagram.com/mayara_scarlet/

Comentários