Podcasts ganham mercado brasileiro durante pandemia

 


Brasil ocupa primeiro lugar no ranking de criação de programas em 2020, seguido por Reino Unido e Canadá.

Formato prático e fácil para consumir informação, o podcast caiu no gosto dos brasileiros com a chegada da pandemia da Covid-19. Com um mercado em expansão desde 2019, o isolamento social e a busca por novos hobbies alavancaram o setor. De acordo com a versão compacta do relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020.

Com versões voltadas para diversos temas, como jornalismo, bem-estar, esportes, cultura e música, a área da tecnologia não poderia ficar de fora do formato. Neste mês, foi lançado o Podcast ICI, produzido pelo Instituto das Cidades Inteligentes para tratar sobre assuntos relacionados à tecnologia e inovação. “O projeto vem para oferecer conteúdo ao público em geral e, além disso, contribui com a imagem e a reputação do Instituto, demonstrando o domínio que ele possui em sua área de atuação”, comenta o diretor técnico do ICI, Fernando Matesco.

Os conteúdos serão disponibilizados quinzenalmente, de forma gratuita, no site do ICI, na aba Blog, e nas plataformas de streaming Spotify e Deezer. Cada programa tem a duração média de 30 minutos e dois participantes convidados, além de um mediador para conduzir a conversa.

No episódio de estreia, o tema discutido é “Inovação no atendimento ao cidadão” e conta com a participação da coordenadora de projetos Francielle Vieira da Silva e do coordenador de atendimento ao cidadão, Flavio dos Santos. A conversa tratou das soluções tecnológicas utilizadas em Curitiba e como elas contribuem no dia a dia da população.

Pelo e-mail podcast@ici.curitiba.org.br, o público pode interagir enviando comentários, dúvidas e sugestões de temas para o programa. “Esperamos contribuir com conteúdos relevantes e que agreguem conhecimentos aos ouvintes,” finaliza Matesco.

Comentários