Mobilização mundial para alertar mudanças climáticas acontece em cidades brasileiras nesta sexta-feira

 


Ato pede aprovação do Projeto de Lei 3961/2020 e a não instalação de torres de transmissão de energia elétrica nos Campos Gerais  

Acontece nesta sexta-feira (25), em todo o mundo, a Ação Mundial Pelo Clima. A manifestação, articulada pelo movimento internacional Friday For Future, em parceria com instituições como a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e outras, tem por objetivo chamar a atenção de autoridades e da sociedade civil para a emergência climática e para a destruição ambiental que têm ocorrido em muitos países, inclusive no Brasil. 

Em Curitiba (PR), a manifestação tem como objetivo chamar a atenção para a crise hídrica que a cidade e o estado do Paraná vêm vivendo há meses, além do pedido pelo fim de projetos destrutivos como a instalação de mais de mil torres de transmissão de energia elétrica, na região dos Campos Gerais. 

Para a ativista do movimento Friday For Future, Daniela Borges, atos como esse tem sua importância planetária. ‘‘Os movimentos de ações globais pelo clima mostram a união de pessoas do mundo inteiro em prol de algo comum, que é uma transformação da sociedade, um posicionamento coerente e efetivo com relação às mudanças climáticas’’, diz a ativista. Segundo ela, o negacionismo é prejudicial. ‘‘Temos visto não só o Brasil, mas a América Latina e a Califórnia pegando fogo, e precisamos entender que é necessário pressionar os nossos governantes para tomarem medidas em relação a isso o mais rápido possível, porque se não fizermos nada, esse será só o começo de algo ainda pior’’, afirma. 

No Brasil, há pedidos como a aprovação do Projeto de Lei 3961/2020, que coloca o país em estado de emergência climática até que ações para reduzir o impacto da atividade humana no clima deixem de ser urgentes e necessárias. 


Além da capital paranaense, vão acontecer ações nas cidades de Sorocaba, Mossoró, Pelotas, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Belém, Natal e Rio de Janeiro. De acordo com as organizações das manifestações, todas seguirão os protocolos de segurança para prevenir o contágio pela covid-19. 

Ato online 

Para quem não poderá participar das mobilizações presenciais, um ato online foi marcado por mais de 40 movimentos e coletivos do Brasil. Para fazer parte, basta publicar uma foto nas redes sociais utilizando a hashtag oficial #NossaCasaEstaEmChamas.

Comentários