Mais importante do que os equipamentos, é necessário ter bons conteúdos para crescer nas plataformas digitais
Muitas
pessoas acreditam que, para começar a produzir conteúdo na internet, é
necessário fazer um alto investimento em equipamentos, o que não é verdade.
Um exemplo claro disso são os influenciadores que cresceram muito, e
iniciaram de forma simples e hoje são grandes ídolos de crianças e
adolescentes, por conta do conjunto de uma boa técnica de filmagem e conteúdos
que fazem o público se identificar. Atualmente, quem também ganha esses espaços
são principalmente as crianças, que se apresentam de forma lúdica nas
plataformas digitais e conquistam grande audiência.
Nesse
processo também está a youtuber mirim Lívia De Marchi Lopes, que começou há pouco tempo e vem ganhando seguidores. “No início, usávamos apenas um celular
que pudesse fazer imagens em HD, um microfone sem fio e a iluminação necessária
para a produção dos vídeos. Agora, com o crescimento do canal, podemos fazer um
investimento em mais ferramentas e acessórios que produzem imagens melhores e
garantem uma qualidade maior no material”, conta a mãe de Lívia, a educadora
Adriana De Marchi.
As
plataformas online exigem muito mais do que apenas qualidade técnica, na
realidade o mais importante é o conteúdo apresentado nas redes. O especialista
em comunicação Fernando Morini, professor da ESAMC, conta que existem algumas
etapas que podem elevar o nível de gravações. A primeira delas é colocar as
ideias no papel. “Para fazer os vídeos de forma mais dinâmica, uma boa ideia é
pensar na proposta do conteúdo previamente e então roteirizar. Isso não torna o
processo robótico, pelo contrário, o planejamento ajuda a lembrar informações
importantes do vídeo e também a dar uma percepção de como ele será conduzido”,
recomenda.
Em
contrapartida, uma boa maneira de fazer vídeos mais atrativos são os cenários.
Fernando recomenda que eles sejam ligados a proposta da produção que será feita
nos vídeos continuamente e, é claro, uma iluminação de qualidade, pois valoriza
as imagens. No caso de Lívia, quase todas as gravações são realizadas no quarto
dela e para compor o tema do canal, o ambiente recebeu uma adesivagem
personalizada em paredes estratégicas.
Os
equipamentos podem auxiliar, mas um bom ponto de partida para a produção de
conteúdo no YouTube são smartphones com uma câmera de qualidade e ferramentas
de edição básicas. Atualmente, o pai Alessandro Lopes, é quem edita os vídeos
de Lívia com aplicativos gratuitos. “Desde o início procuramos por opções mais
simples e que pudessem ser feitas pelo celular mesmo. Agora, com o canal
crescendo, nós conseguimos migrar algumas edições para softwares do computador,
que oferecem possibilidades interessantes e diferentes”, conclui.
A
combinação desses fatores (qualidade de imagem e de conteúdo) pode facilmente
alavancar um canal e uma carreira nas mídias sociais, mas é fundamental ter
dedicação para seguir nesse meio.
Sobre o espaço de Lívia
A
influenciadora mirim tem apenas seis anos, e já faz sucesso nas redes sociais.
Em seu canal, sempre traz dicas de artesanato, brincadeiras do dia a dia, e
adora falar sobre assuntos relacionados a NASA e programas espaciais. Por isso,
chama carinhosamente a sua audiência de astronautinhas. Mesmo com pouco
tempo de canal, já realizou algumas campanhas para a Puket e lojas de roupas
infantis e pelas redes, já havia chamado a atenção de agências de modelo e
publicidade e já foi agenciada pela V2 model e a Vogue Kids.Para mais
informações, acesse pelo instagram @liviademarchilopes ou pelo youtube - https://www.youtube.com/channel/UCRexmAqMjVAuSizMYiUhLyg
Comentários
Postar um comentário