Para atenuar impactos da pandemia, jovens lideranças de Curitiba propõem arrecadação de R$ 45 mil em 45 dias


Plano C - Curitiba Contra o Corona é iniciativa do Global Shapers CWB, hub jovem ligado ao Fórum Econômico Mundial, em parceria com MappaSocial, braço social do Grupo Mappa. Campanha já contabilizou R$ 15 mil em doações destinadas a projetos socioambientais.

O Global Shapers Curitiba, hub de jovens lideranças ligado ao Fórum Econômico Mundial e a MappaSocial, organização que atua com tecnologia em prol da igualdade e sustentabilidade, estão mobilizados para articular a comunidade local em busca de medidas que minimizem o impacto social da crise causada pelo novo coronavírus. Para auxiliar 15 projetos socioambientais que atuam na região de Curitiba, a rede formada por jovens com potencial de alto impacto, lançou, por meio da tecnologia digital da MappaSocial, o Plano C - Curitiba Contra o Corona, uma plataforma de doações online que conecta pessoas e empresas com intenção de doar e ações que precisam de recursos emergenciais.

Desde o início da pandemia, mais de R$ 15 mil já foram arrecadados e destinados aos projetos. Mas o desafio é maior: enquanto Curitiba vive o alerta laranja, com a subida do número de pessoas infectadas e um novo decreto que restringe as operações econômicas, o Plano C decide redobrar os esforços e lança uma nova fase da campanha, com a meta de converter R$ 1.000 por dia em doações até 19 de maio. A expectativa é impactar positivamente cerca de 8 mil pessoas. “Esse é um momento muito difícil, em especial pra quem já vivia em vulnerabilidade antes mesmo da pandemia. O Plano C vem justamente no intuito de conectar Curitiba, aproximando quem quer ajudar com quem já está na linha de frente”, afirma Laís Leão, coordenadora do Plano C pela comunidade Global Shapers. Em janeiro de 2020 ela foi uma das duas jovens brasileiras que participaram do encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A campanha com meta de R$ 45 mil em 45 dias tem início nesta segunda-feira (6) e será anunciada pelas redes sociais da iniciativa (@curitibacontraocorona). Para doar, tanto pessoas físicas quanto empresas podem acessar o site curitibacontraocorona.com.br e conhecer as iniciativas apoiadas. “Estamos vivendo tempos difíceis, cujos efeitos serão sentidos por muito tempo. Toda ajuda é bem-vinda e a tecnologia nos permite oferecer apoio sem sair da nossa casa, principalmente para quem tem de sair e nos ajuda lá de fora”, ressalta a fundadora da MappaSocial, Patricia Moreira Salvação.

O doador escolhe para qual dos 15 projetos disponíveis deseja contribuir e acompanha em tempo real se a meta estabelecida está sendo atingida.

A coordenação da campanha também busca parcerias com empresas e outras instituições dispostas a colaborar com recursos. Além da realização do Global Shapers e MappaSocial, a campanha conta com o apoio da DePropósito Comunicação de Causas, agência de comunicação especializada em iniciativas de impacto socioambiental positivo, e organizações como inCities e TranslateWay.

Sobre o Global Shapers e o Fórum Econômico Mundial

O Global Shapers é uma rede global de jovens líderes apoiados pelo Fórum Econômico Mundial. São nomes da juventude local que representam diferentes áreas da sociedade e participam de grandes discussões globais. A comunidade Global Shapers foi fundada pelo presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, o Professor Klaus Schwab, em 2011, com intenção de dar voz aos jovens influenciando a agenda global enquanto empoderam seu impacto local. A rede é composta por mais de 350 Hubs baseados em cidades, integrando jovens líderes com idade entre 20 e 30 anos unidos por valores comuns, como inclusão, colaboração e tomada de decisão compartilhada.

Sobre a MappaSocial

MappaSocial é o braço social do Grupo Mappa, uma organização cujo objetivo é utilizar a tecnologia para estimular transformações na sociedade e nas empresas. Fundado em Curitiba, o braço social quer aproveitar o uso da tecnologia e expertise do Grupo Mappa em prol de uma sociedade mais igual e sustentável de duas maneiras: a comunicação, por meio das redes sociais, e da plataforma www.mappasocial.com, pautada nos objetivos da ONU de trabalho decente, crescimento econômico, industrialização inclusiva e sustentável, fomento à inovação e infraestrutura. 

Comentários