APAP/PR apresenta a sua melhor arma em momentos de crise, a criatividade

Em tempos de quarentena, artistas plásticos da associação fazem homenagem ‘in memoriam’ a artistas paranaenses para salientar a necessidade de ficar em casa

Alfredo Andersen por Wilson Pizzatto (Divulgação)

Alfredo Andersen por Wilson Pizzatto
(Divulgação)

Alfredo Andersen por Marisa Vidigal (Divulgação)

Alfredo Andersen por Marisa Vidigal
(Divulgação)

Estanislau Traple por Ana Isis Ribas (Divulgação)

Estanislau Traple por Ana Isis Ribas
(Divulgação)

Guido Viaro por Meg Gerhardt (Divulgação)

Guido Viaro por Meg Gerhardt
(Divulgação)

Helena Wong por Cristina Schimidh (Divulgação)

Helena Wong por Cristina Schimidh
(Divulgação)


Irene Rolek por Luiz Gustavo Vidal (Divulgação)

Irene Rolek por Luiz Gustavo Vidal
(Divulgação)

Theodoro de Bona por Katia Velo (Divulgação)

Theodoro de Bona por Katia Velo
(Divulgação)








A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, seguindo as orientações sobre a quarentena para minimizar os efeitos do novo Coronavírus (COVID-19), convidou virtualmente artistas associados para a realização de trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos.

O objetivo é refletir sobre como nossos artistas produziriam em momentos de crise como esta pandemia. Ressalta-se que os artistas não querem alardear ou provocar pânico e, sim, buscar por meio da arte um novo olhar sobre o mundo e a nós mesmos. “A arte nos possibilita transformar o nosso estado de espírito, pois é uma forma de catarse”, destaca a vice-presidente  da APAP/PR, Sabine Feres. 

Esta é a primeira edição com a participação de 12 artistas: Ana Isis Ribas, Ariane Labre, Aurélio Peluso, Cristina Schimidh, Lecco Coelho, Katia Velo, Ligia Barros, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Osmar Carboni, Luiz Gustavo Vida e Wilson Pizzatto. 

Os artistas realizaram intervenções e releituras em obras de artistas consagrados como Alfredo Andersen, Erbo Stenzel, Estanislau Traple, Guido Viaro, Irene Rolek, Helena Wong, Poty Lazzarotto, Ruben Esmanhotto, Theodoro de Bona e Vivian Vidal. 

“Salientamos que o projeto é uma pequena homenagem de nossos artistas àqueles que influenciaram e moldaram as artes visuais do Estado do Paraná. As paródias aqui trazidas não implicam descrédito à obra originária (artigo 47, da Lei n.º 9.610/98)”, destaca o presidente da APAP/PR e advogado especializado em direito de imagem, Luiz Gustavo Vidal. 

São 15 trabalhos sem finalidade econômica, apenas a intenção de demonstrar que a arte sempre faz a diferença para a sociedade na formação do cidadão. Portanto, em sua função social, pode inclusive salvar vidas, quando consegue chamar a atenção para a importância do distanciamento social e a necessária autoproteção contra o novo coronavírus ou covid-19.

As imagens podem ser apreciadas no Instagram, na APAP/PR e redes sociais dos artistas plásticos participantes. Em breve, novos artistas serão homenageados pela associação. 

Serviço:
Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Av. Jaime Reis, 107 - São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408
Instagram: apap_pr

Comentários