Apesar de ainda pouco conhecido, segmento de self storage aquece mercado brasileiro


Rede paranaense investe em novas unidades de locação de boxes em Curitiba e Região Metropolitana
Pesquisa apresentada na 6ª edição da Brasil Expo Self Storage, evento organizado pela Associação Brasileira de Self Storages (Asbrass) e pelo Secovi-SP, revela que 80% dos consumidores brasileiros desconhecem a atividade. Bastante popular no exterior, os self storages oferecem locação de boxes para guardar pertences pessoais ou de empresas, com gestão do espaço realizada pelo próprio cliente.
O levantamento mapeou 322 operações atuantes no Brasil, que respondem por uma área bruta locável de cerca de 666 mil metros quadrados. Embora a proposta seja nova no país, tendo em vista que os primeiros self storages surgiram na última década, a tendência é de crescimento. O motivo do sucesso é a facilidade de adequação às mais diferentes necessidades: como os boxes têm metragens variadas, há quem use para proteger móveis durante uma reforma, para guardar objetos que não cabem mais em casa ou de uso esporádico, para estoques de empresas e indústrias e armazenamento de documentos.
Apesar do pouco conhecimento da população em geral, quem utiliza um box de self storage fideliza e recomenda para os amigos. “A possibilidade de poder locar apenas o tamanho que precisa e fazer a gestão do espaço como deseja encanta os clientes, que enxergam nesse modelo de locação uma solução para diversas necessidades, seja para uso pessoal ou para empresa”, revela a gerente de operações da rede Espaço A+ Self Storage, Rousy Rojas. A praticidade de não precisar de um fiador e ficar livre de taxas como IPTU, condomínio, água e luz são outros atrativos, além do aluguel, que é feito sem burocracia, apenas para o período necessário.
A experiência positiva da clientela vem impulsionando o mercado: em menos de três anos de atuação da primeira unidade da Espaço A+, a rede inaugurou uma sede em São José dos Pinhais (PR) e no próximo ano lança uma nova unidade em local estratégico de Curitiba (PR), além de ampliar a primeira unidade, localizada no bairro Rebouças.
A movimentação do mercado sugere que os consumidores vão optar cada vez mais pelo modelo de locação. “Ainda temos um grande trabalho para tornar a atividade mais conhecida, mas com o lançamento de imóveis menores e a necessidade de redução de custos de empresas e indústrias, a tendência é que o consumidor perceba a locação de boxes como  uma excelente solução”, comenta Rousy. Além de investir na comunicação da marca, a empresa recentemente reformulou o site incluindo uma calculadora de espaço. “Com a ferramenta, o interessado consegue ter uma estimativa do tamanho de box que precisaria locar conforme itens que selecionar”, comenta Rousy. 

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