Ícone da música latina em Curitiba, El Merekumbé retorna com show no Taco El Pancho

                                                                 El Merekumbé

Depois de quase três anos de ausência dos palcos, a banda El Merekumbé volta à ativa neste sábado (7/9) com um show nas Noches Calientes do Taco El Pancho. A apresentação na verdade é a primeira de uma temporada que o grupo faz no bar e restaurante mexicano em setembro. Após esta estreia, retorna  ao Taco no dia 13/9 (sexta-feira) e 21/9 (sábado). No repertório, traz um amplo leque de ritmos e toda a animação que fez do grupo um dos precursores da onda latina em Curitiba.

O El Merekumbé foi fundado em 1999, aqui mesmo na fria Curitiba, pelo casal de músicos cubanos Jorge Mujica e Ana Julião, que tocavam acompanhados do filho, Ariel Mujica, entre outros integrantes. Construíram uma carreira sólida na cidade, tocando em festas disputadas.

O nome do grupo, aliás, já revela as influências que traz. O merecumbê (com “c”) é uma mistura dos ritmos merengue e cumbia. Além disso, o termo também é uma gíria caribenha para festa. Pelas ilhas da região é comum o convite: "vamos merecumbear?".

Mistura de ritmos

Com diferentes formações, o Merekumbé ao longo dos anos foi deixando sua marca no cenário curitibano. Gravaram dois discos e contam com público fiel.  Atualmente a formação traz Ariel Mujica (voz e percussão) e seu conterrâneo cubano Jorge (teclado/piano), acompanhados pelo brasileiro Marcos Aurelio Almeida (trompete e teclado) e pelos venezuelanos Heybert González (percussão e voz) e Gabriel Rondón (baixo e voz). "Apesar da nossa matriz cubana, nossa ideia original sempre foi tocar músicas dançantes de toda nossa América latina. É uma mistura de ritmos como o próprio merecumbê", explica Ariel.

Para o cantor, de 41 anos, o cenário da música latina na cidade passa por um bom momento.  "Agora acontece um reflorescimento da música caribenha e latina em geral. Chegaram vários imigrantes em Curitiba, ao mesmo tempo em que o reggaton virou um sucesso mundial e conquistou o público e as rádios. Este estilo é como uma porta de entrada para outros ritmos latinos", opina Ariel.

De Buena Vista ao reggaeton

Ariel conta que o público curitibano aprendeu a gostar e a se soltar das batidas dançantes. "Antes o público vinha só para escutar. Aos poucos, até com o surgimento de muitas escolas de dança, tem mais pessoas que aproveitam o show para bailar a noite toda", explica o músico, que interage com o público e sempre convida pessoas da plateia para cantar e dançar com a banda. “Mas como meu pai sempre diz, não precisa saber dançar para aproveitar nossas apresentações”.

A noite no Taco El Pancho marca o primeiro show de retorno do El Merekumbé, depois de um período de três anos no qual Mujica se dedicou a outros projetos musicais. Além dos grandes clássicos da música latina,  a banda apresenta versões de hits atuais de ritmos que o público mais gosta, como o reggaeton. O repertório abarca nomes como Celia Cruz, Buena Vista Social Club, Los Van Van, Fonsi, Maluma e Orishas, entre muitos outros.


El Merekumbé no Taco El Pancho

DATA E HORÁRIO: Sábado, 7 de setembro, a partir das 18h. Show as 22h.
ATRAÇÃO: show de El Merekumbé
ENTRADA: livre até 20h, após este horário, R$ 15
ENDEREÇO: Rua Bispo Dom José,2293 - Batel, Curitiba - PR
INFORMAÇÕES E RESERVAS: (41) 3342-1204 | (41) 9 9759-6000

Comentários