Estudantes de Direito se reúnem em Curitiba para evento internacional


Estudantes de Direito se reúnem em Curitiba para evento internacional
Uma das mais importantes competições de arbitragem da América Latina acontece em março, na Universidade Positivo
Nos dias 15 e 16 de março, a Universidade Positivo será palco do XI Curitiba Pre-Moot, uma das mais importantes competições de arbitragem simulada da América Latina. O evento, que reúne estudantes de Direito e profissionais internacionalmente reconhecidos, tem o objetivo de preparar os alunos de diversas Instituições de Ensino Superior para o 26º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, maior competição de arbitragem simulada do mundo.
Neste ano, o XI Curitiba Pre-Moot conta com a participação de 26 equipes de universidades nacionais e internacionais - entre elas a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de Montevidéu. Um dos organizadores do evento, Fernando Breda, professor do curso de Direito da Universidade Positivo, explica que essa é uma oportunidade que os alunos têm de serem reconhecidos no mercado. “A competição está no âmbito acadêmico, mas é um exemplo internacional e de cunho profissional que capacita e gera uma forma de inserção na área”, conta.
O Pre-Moot, além de ser reconhecido como o melhor e mais tradicional da América Latina, está entre os mais importantes do mundo. O evento é aberto ao público e pode ser acompanhado gratuitamente. Os interessados em assistir as arbitragens podem acompanhar o ensalamento na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2VoDty2).
O que é arbitragem?
O processo de arbitragem se dá quando as partes envolvidas em um conflito optam por solucionar o problema fora do Poder Judiciário, mas por meio de uma entidade privada especializada. Com regras escolhidas pelas partes, esse método resulta em uma resolução de litígio mais ágil e eficiente. A sentença proferida em um procedimento arbitral tem o mesmo valor que as decisões tomadas pelo poder estatal.

Comentários