Dia Mundial da Infância remete à importância do brincar e do tempo para ser criança


Projeto realizado no Centro Educacional Marista Curitiba valoriza a brincadeira sustentável e o contato com a natureza

Brincar ao ar livre com brinquedos sustentáveis e contato com a natureza, fortalecendo a educação integral. Essas são algumas das atividades do Centro Educacional Marista Curitiba, que atende gratuitamente crianças de 0 a 5 anos no bairro do Fazendinha em Curitiba. O projeto Cotidianidades foi criado na unidade social justamente com esse propósito: valorizar o desenvolvimento da infância em todos os momentos por meio da inserção dessas novas formas de brincar na vida das crianças.

O projeto também tem como objetivo refletir sobre o papel da escola na formação integral. “As crianças permanecem diariamente muitas horas no nosso espaço, o que nos leva a ampliar cada vez mais as experiências, como o acesso à natureza e à preservação do meio ambiente, além da valorização do brincar”, explica Samanta Marjori Hess Machado, coordenadora pedagógica da escola social.

Dia Mundial da Infância
O Dia Mundial da Infância é celebrado no dia 21 de março. Criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a data tem o objetivo de conscientizar pais, responsáveis, educadores e governantes sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

Para a especialista em educação infantil da diretoria de ação social do grupo Marista, Marcia Nanaka, é importante refletir sobre a infância. “É neste momento que trazemos por meio das brincadeiras,   experiências que viabilizam  a criança  sentir, imaginar, criar experimentar, aprender e descobrir possibilitando o aprendizado e o desenvolvimento de múltiplas competências.”

Como contribuir com projetos que valorizam a infância
O período de declaração do imposto de renda (IR) é uma oportunidade de destinar até 3% do imposto para projetos do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e contribuir com o projeto Cotidianidades.

“O valor que já seria pago à Receita de qualquer maneira vai viabilizar projetos que transformam muitas realidades”, explica o gerente de marketing e mobilização de recursos da Rede Marista de Solidariedade, Rodolfo Schneider.

Para destinar até 3% do IR devido o contribuinte deve fazer a declaração no modelo completo, preencher o formulário e clicar em “resumo de declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” emitir a DARF e pagar até o dia 30 de abril. Após o pagamento é necessário enviar um e-mail para a instituição informando a doação.
Para mais informações acesse: https://impostosolidario.org.br/

Comentários