Curso ensina sobre como falar de perdas e lutos


A Universidade Positivo realiza, entre os meses de abril a novembro, o curso “Falando sobre perdas e lutos”. Desenvolvido a partir da tanatologia - estudo científico da morte, da perda e do luto - o curso é voltado para estudantes, psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, bombeiros, policiais, além de demais profissionais que lidam direta ou indiretamente com as situações limite da existência.
De acordo com a professora do curso, Solange Wiegand, psicóloga e especialista em grupo de apoio a enlutados, apesar de ser algo natural e inevitável, a morte é ainda um tabu. “Percebemos uma carência sobre o assunto, além de falta de preparo para lidar com as situações de pesar”, explica. Com base nisso, o objetivo do curso é apresentar conhecimentos teóricos e emocionais sobre situações de morte - seja ela real ou simbólica - separação, perda e luto.
O conteúdo do curso está dividido em oito módulos e envolve desde o desenvolvimento da tanatologia, o significado da morte para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade, o luto normal, complicado e coletivo, até a relação entre tanatologia e mídia. Para os interessados, há duas opções de turmas: às terças-feiras, na unidade Praça Osório e, mensalmente, aos sábados, no câmpus Ecoville. Mais informações e inscrições pelo site www.up.edu.br/cursos-livres/falando-sobre-perdas-e-lutos.

Serviço
Falando sobre perdas e lutos
Data: 23 de abril a 15 de outubro - das 19h às 22h, às terças-feiras.
Local: Universidade Positivo –  Praça Osório (Praça General Osório, 125 - Centro)

Data: 27 de abril a 30 de novembro - das 8h30 às 17h30, aos sábados (mensalmente).
Local: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville)

Comentários