O Barco dos Sonhos é indicado novamente ao Jabuti



A Câmara Brasileira do Livro divulgou os finalistas da 60ª edição do Prêmio Jabuti e o ilustrador Rogério Coelho concorre a seu terceiro prêmio. A obra “O Barco dos Sonhos”, da Editora Positivo, foi vencedora da 58ª edição do prêmio na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil e agora concorre na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. “O Barco dos Sonhos” disputa com outras seis publicações.
Em 2016, “O Barco dos Sonhos” recebeu o troféu HQMIX para desenhista nacional e foi publicada nos Estados Unidos. Em 2017, o livro recebeu a medalha de ouro na categoria "children's picture books" (para todas as idades) no Independent Publisher Book Awards 2017, na edição americana, pela Tilbury House Publishers e foi incluída na lista anual da New York Public Library como uma das 100 melhores obras literárias para crianças.
Paulista radicado em Curitiba, Rogério Coelho também já havia conquistado o Jabuti em 2012, na categoria Didático e Paradidático (Mundo Leitor - linhas da vida: caderno do orientador, Editora Ahom Educação). O Ilustrador e quadrinista assinou mais de 100 livros de literatura infantojuvenil em sua carreira e, além de ilustrar textos de autores renomados, também é autor do livro "O gato e a árvore" e da Graphic MSP “Louco-Fuga”, do personagem de Maurício de Souza - indicada ao Jabuti 2016.
Em uma história composta apenas por com imagens, “O Barco dos Sonhos” conta, com uma sequência de quadros, a história de um senhor que, em uma casa antiga à beira-mar, recebe uma folha em branco, encontrada dentro de uma garrafa que veio do mar. Ele desenha um barco, enrola o papel, recoloca na garrafa e à envia de volta. Na sequência, um menino recebe a mensagem com o barco e nele deposita seus sonhos. As ilustrações mudam de tonalidade de acordo com o passar do tempo e do espaço em que o leitor se encontra. A cerimônia de premiação do Jabuti 2018 está marcada para o dia 8 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Comentários