Mostra de artista parisiense é atração no MON


O Museu Oscar Niemeyer inaugurou a mostra Breu, de Júlia Kater, composta por desenhos, textos, recortes e um vídeo que dá nome à exposição. Na instalação “Desenhos Livres sobre Temas Impostos”, Júlia une seu trabalho de artista com o de pedagoga e provoca questões relacionadas ao desenho alfabetizado.
A artista nasceu em Paris, mas atualmente vive em São Paulo e trabalha com instalações, desenhos, vídeos e fotografias. A mostra fica em cartaz até o dia 16 de setembro, na sala 6 do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
Além dessa exposição, o Museu segue com extensa programação durante o mês de julho. Esse ano, o calendário do museu faz parte do Circuito Cultural Ademilar, que integra uma série de atividades ligadas a diferentes manifestações culturais em Curitiba.
A participação da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário acontece por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Para Tatiana Reichmann, diretora-superintendente da empresa, esta é uma forma de presentear a comunidade, oferecendo uma contrapartida social. “Este é o segundo ano que investimos, via renúncia fiscal, em uma série de projetos que valorizam a arte e a cultura do nosso País. Para nós é muito importante apoiar a viabilização do calendário do MON, que é uma referência para as artes visuais, além de podermos apoiar outros projetos tão importantes para a cena local”, destaca.
Outras exposições em cartaz no mês de julho:
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
A exposição é a primeira realizada com peças da coleção de obras asiáticas doadas pelo diplomata Fausto Godoy ao MON. A mostra traz um recorte de 200 obras entre as três mil que compõem a coleção. Peças raras, de forte conteúdo simbólico, representam o cotidiano arcaico ou contemporâneo de civilizações asiáticas. China, Japão, Índia, Laos, Butão, Irã, Afeganistão e Vietnã são alguns dos países de origem das peças.
Luz  Matéria
Apresenta uma seleção de obras do acervo do MON, buscando aquelas que têm como ponto comum a luz de um lado e, de outro, a materialidade. Embora aparentemente divergentes, diametralmente opostas, até convém lembrar que, para a física, estão muito mais próximas do que se pensa.
“Diálogo Design: Polônia Brasil”
A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos. Apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico. Os cartazes históricos são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior. Os designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre seus respectivos países, inspirados nos trabalhos dos seus predecessores. Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil.
“Paisagens Construídas”
Hoje, toda paisagem é construída, toda natureza é modificada, domada. É o que a arte nos demonstra. Marlos Bakker descobriu nas redes sociais uma imensa comunidade que cultua não o céu, mas os aviões. Artur Lescher inventou um rio com a lógica das máquinas, como os pobres rios que escoam em hidroelétricas. Gisela Motta & Leandro Lima soltaram um raio no Olho. Um raio doméstico, portátil. Venha curtir a paisagem.

Serviço:
Exposições no Museu Oscar Niemeyer - julho
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba, Paraná
Valor do ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Comentários