Novo livro de Rodrigo Neves reúne experiências, dados e estratégias práticas para líderes e profissionais que desejam fortalecer comunidades, engajar associados e construir ecossistemas setoriais mais sustentáveis.
O presidente
nacional da AnaMid - Associação
Nacional do Mercado e Indústria Digital- e CEO da VitaminaWeb, Rodrigo Neves,
anuncia o lançamento do livro ‘Força Coletiva’. Em sua nova obra, o autor
explica de que maneira o associativismo, o propósito e a liderança colaborativa
atuam como alavancas para amadurecer mercados e gerar impacto real para as
empresas, contribuindo para a construção de um futuro mais sólido e
sustentável.
A
partir de duas décadas de atuação no ecossistema digital, evidências reunidas
da Pesquisa de Engajamento para Associações, da MCI Brasil, e de estudos e
cases internacionais, Rodrigo transforma experiências, frameworks e cases em
orientações práticas voltadas a líderes de entidades, comunidades e movimentos
coletivos. Ao longo do livro, são explorados temas que vão do engajamento e
cuidado com comunidades, à sustentabilidade financeira e cocriação de políticas
públicas.
“Escrevi ‘Força Coletiva’ para
ampliar a compreensão e a prática do associativismo no Brasil, pois uma empresa
sozinha não gera debate. É a voz coletiva que abre portas, organiza interesses
e transforma mercados. Nesse livro, tento transmitir o meu lema de vida:
Sozinho se vai rápido, mas junto se vai mais longe — e se transforma
mais profundamente”, afirma Rodrigo Neves, presidente da AnaMid e CEO da
VitaminaWeb.
Um guia prático para líderes e
comunidades
A
obra reúne reflexões, frameworks e exemplos práticos para orientar líderes de
entidades, comunidades e movimentos coletivos a fortalecerem sua atuação. Ao
tratar de temas como engajamento, sustentabilidade financeira e cocriação de
políticas públicas, o autor tem como objetivo oferecer caminhos para que o
associativismo e a liderança colaborativa contribuam de forma concreta para o
amadurecimento dos mercados e a construção de um futuro mais sustentável.
Esse
propósito se traduz em um conteúdo que vai além das reflexões conceituais,
oferecendo princípios e ferramentas práticas para o dia a dia da gestão
associativa. O livro apresenta desde os '3Cs do Engajamento' (Choice, Channels,
Customization) e o Ciclo de Engajamento (consumir, contribuir, colaborar e
cocriar) até capítulos dedicados a temas como propósito, governança,
estruturação de comunidades, ESG no associativismo e estratégias de captação de
recursos para entidades sem fins lucrativos.
Além
disso, Rodrigo deixa claro quem é o público-alvo do título: líderes e futuros
líderes de associações, profissionais que desejam sair da reclamação e agir
para transformar o mercado, pessoas que acreditam que, na era da inteligência
artificial, o verdadeiro diferencial será a inteligência relacional, e membros
em busca de direção para canalizar energia e encontrar propósito.
“É um mapa de vivência para
quem quer participar de algo maior do que si mesmo. Este é um livro para quem
lidera ou quer liderar uma comunidade com propósito. Para quem acredita que
conhecimento cresce quando é compartilhado e que mercados evoluem quando atuam
em rede”,
explica o autor.
Dados, abordagens e resultados
do ecossistema
A
base empírica do livro vem da pesquisa Association Engagement Index
(AEI) Brazil 2024, conduzida pela MCI Brasil. Em sua obra,
Rodrigo destaca o Índice de Engajamento Geral de 88 pontos, classificado como
“moderado”, predominância do tempo dos associados em “consumo de conteúdo”
(53%), mas baixo em “cocriação” (10%), além de uma demanda reprimida por
participação ativa, onde 31% querem contribuir mais, porém apenas 22% sentem-se
de fato encorajados. O autor propõe rituais, papéis e mecanismos claros para
transformar o cenário.
No
recorte brasileiro, o livro cita a participação de 16 associações e evidencia o
desempenho da AnaMid. A entidade obteve 101 pontos de engajamento, classificado
como “forte”, e um NPS 65 frente a 33 do benchmark global. Segundo o autor,
esse resultado é reflexo da reputação consolidada, expertise temática e a
oferta de oportunidades online de envolvimento da organização.
Porém,
em seu diagnóstico, Rodrigo apontou algumas oportunidades de melhoria. A
primeira delas é a personalização de conteúdos, serviços e experiências, de
modo a atender melhor às necessidades de diferentes perfis de membros. Além
disso, reforçou a importância de encontros e interações presenciais,
fortalecendo vínculos e gerando pertencimento, e da cocriação como um recurso
essencial para ampliar o alcance das iniciativas, ao envolver os próprios
associados na construção de soluções e políticas que beneficiam todo o
ecossistema.
“Juntas, essas práticas
potencializam o impacto tanto para os membros, quanto para a sociedade e os
mercados em que essas organizações atuam. Quando há propósito, rituais e
mecanismos de participação, o engajamento deixa de ser pontual e vira cultura”, afirma Rodrigo.
Serviço
O
livro está disponível para aquisição no site da editora Book7 e nos principais marketplaces do
mercado.
“Força Coletiva é resultado de
muitas mãos, de pessoas e entidades que acreditam que juntos podemos ir mais
longe e transformar o nosso mercado. Levar a obra a um público tão qualificado
me enche de gratidão e expectativa, porque sei que ele pode inspirar líderes e
profissionais a se engajarem de verdade. Quero contribuir para que a nossa
comunidade seja cada vez mais unida, representativa e capaz de gerar impacto
positivo para a sociedade”, finaliza Rodrigo.

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