Cinco benefícios dos jogos eletrônicos para a leitura

ASUS aponta características dos games que impulsionam o aprendizado

Em comemoração ao Dia do Livro, a ASUS ROG explora o papel fundamental dos jogos no desenvolvimento de habilidades cognitivas, leitura e compreensão textual. Nos últimos anos, os jogos eletrônicos têm sido reconhecidos não apenas como entretenimento, mas também como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Antes vistos como atividades isoladas da leitura e alfabetização, os jogos agora surgem como aliados no processo de aprendizado. Essa relação enriquece a experiência educacional e amplia as possibilidades de conexão entre os gamers e a vasta literatura disponível. 

Pesquisas realizadas pelo professor James Paul Gee, doutor em linguística pela Universidade de Stanford, sugerem que os jogos podem ser uma via eficaz para o desenvolvimento da leitura. Ao inserir os jogadores em contextos desafiadores, também incentivam a interação e a tomada de decisões, essenciais para avançar na narrativa. No ambiente dos jogos, a leitura se torna uma habilidade imprescindível para compreender diálogos, ferramentas, personagens e a ambientação. Além disso, os jogadores não são apenas leitores, mas também escritores. Em contextos de mundo aberto, como o Palworld cada jogador constrói sua própria narrativa, contribuindo ativamente para a experiência. 

Em jogos como Prince of Persia ou Dragon´s Dogma 2, o entendimento da história e contexto do jogo é imprescindível para que o avanço seja fluido e o jogo desperte características emocionais do usuário, trazendo competitividade, tensão, tristeza, alegria e outras emoções causadas pelos games, gerando conexão com a história. 

Pensando nesses pontos, a ASUS separou 5 benefícios que os games podem trazer para o desenvolvimento da leitura: 

Melhora na compreensão textual:
Jogos que envolvem narrativas complexas exigem que os jogadores acompanhem enredos, diálogos e descrições, sendo assim, fundamental para a imersão dentro do game, o que pode aprimorar a compreensão de textos narrativos. 

Estímulo à leitura: A necessidade de interagir com textos dentro do jogo, como instruções, diálogos e descrições de itens, pode motivar os jogadores a lerem mais e a se envolverem com diferentes tipos de textos. 

Desenvolvimento do vocabulário: A exposição a novas palavras e termos específicos de cada jogo pode ampliar o vocabulário dos jogadores, especialmente quando essas palavras são contextualizadas dentro da narrativa do jogo. Quando se joga em um notebook ou computador, muitas vezes o game estimula a escrita em algumas situações, fazendo com que o usuário aperfeiçoe ainda mais o seu vocabulário na escrita. 

Promove a interpretação: Jogos que apresentam enredos complexos e situações desafiadoras incentivam os jogadores a interpretarem informações e tomarem decisões estratégicas, o que pode ser transferido para a habilidade de interpretar textos escritos. 

Estimula a criatividade: Em jogos de mundo aberto ou com opções de personalização, os jogadores são incentivados a criar suas próprias histórias, o que pode expandir sua imaginação e criatividade, fomentando assim o interesse pela leitura e pela escrita. 

Para jogar com a máxima performance, acesse asusgaming.com.br e confira os notebooks ASUS ROG mais compatíveis com você.  

Comentários