Carnaval gera oportunidade de vendas diretas, exposição de marca e eventos para cervejarias artesanais
Festividade impulsiona faturamento de quem aposta em estratégias comerciais para o período; Carnaval também reforça brasilidade da cerveja artesanal
O
período do Carnaval representa, em média, 10% das vendas de cerveja no Brasil.
E especialmente para as artesanais, a retomada do Carnaval de rua nas últimas
década deixou a festa mais democrática com as cidades cheias de foliões e o
mercado movimentado em uma época que costumava ser de vendas estagnadas.
Para
o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Gilberto Tarantino,
o Carnaval tem se tornado uma época de oportunidades também para as pequenas e
médias cervejarias. Principalmente para realizar vendas diretas, que reduzem
custos comerciais e tributários com revendas e distribuidores.
“Temos
várias associadas que fazem seu próprio Carnaval levando grupos de samba,
pagodes e blocos realizando festas fechadas com mais segurança e conforto;
inclusive com acesso a banheiros. Muitos brewpubs também fazem parcerias com os
blocos que passam em frente dos estabelecimentos”, lembra Tarantino.
Ele
avalia que a época é propícia para reforçar estratégias de venda direta de
barris, latas e também dos growlers, um hábito que ganhou força na pandemia e
se manteve importante para o segmento. “É a maior festa popular do país e
cervejarias tem oportunidade de realizar estratégias e promoções de vendas
antecipadas, posicionar suas marcas e mostrar nossa brasilidade”, explica
Tarantino.
A
Abracerva, tem acompanhado as expectativas que apontam um aumento de até 15%
nas vendas de bares e restaurantes no período do Carnaval. De acordo com a
Abrasel em Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a expectativa é de mais 15%
na comparação com 2022, enquanto na Bahia e em São Paulo as projeções são de
até 10%.
Segundo
dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, as vendas da bebida no
Carnaval de 2019 somaram aproximadamente 1,3 bilhão de litros, volume que
representou quase 10% da expectativa daquele ano. Em 2023, a Prefeitura de São
Paulo divulgou que quase 500 blocos de rua reuniram cerca de 15 milhões de
pessoas, movimentando quase R$ 3 bilhões. Neste fevereiro programação prevê 637
desfiles de 579 blocos.
“Há
cerca de dez ou oito anos atrás as cervejarias artesanais estavam mais
conectadas ao rock’n roll. Agora existe mais diversidade e essa mudança gera
faturamento para cervejarias em cidades como São Paulo, que tem quase 600
blocos, mas também em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e
outras”, avalia o empresário.
“Hoje,
somos cerca de 1700 empresas locais e regionais que ofertam milhares de
rótulos, muitos dos quais trazem em suas receitas ingredientes e cultura
regional, conversando com a gastronomia brasileira. É natural estarmos mais
presentes no Carnaval, que é a festa da diversidade”, afirma o presidente da
associação.
Abracerva
A
Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem
fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a
cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa
diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores,
fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na
máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.
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