Projeto entre Aldeias Infantis SOS e Instituto Mauricio de Sousa impacta mais de 380 mil pessoas

Parceria foi renovada por mais cinco anos, disseminando informações sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de revistas impressas e digitais e da formação de professores

Lançado em 2020 em uma parceria entre a Aldeias Infantis SOS e o Instituto Mauricio de Sousa, o Impacta ODS já alcançou cerca de 380 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e agentes multiplicadores, por meio de revistas da Turma da Mônica, em formato impresso e digital. O projeto é patrocinado por empresas ou Secretarias de Educação municipais e estaduais e prevê a distribuição em massa das revistas em quadrinhos, além de ações formativas para participantes.

No mês em que se celebra o Dia Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização orgulha-se em anunciar que o projeto foi renovado por mais cinco anos, com o objetivo de disseminar a conscientização sobre os ODS entre crianças, adolescentes, jovens e agentes multiplicadores em todo o Brasil.

Os ODS são um chamado global a ações visando a redução da pobreza e desigualdade, a proteção do meio ambiente, a equidade de gênero, a saúde e bem-estar e a promoção da paz, entre outras questões. Estabelecidos em 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), esses 17 objetivos visam alcançar a Agenda 2030, abordando questões que vão desde a erradicação da pobreza até a promoção de cidades sustentáveis e o combate às mudanças climáticas.

Christofer Müller, diretor de Mobilização de Recursos da Aldeias Infantis SOS, enfatiza a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 também envolve a promoção da educação.

“É fundamental concentrar esforços na geração atual de estudantes, a fim de conscientizá-los sobre a importância de boas práticas de desenvolvimento sustentável. Assim, a introdução dessa temática no currículo regular torna-se um passo significativo para possibilitar a visão de um mundo mais equitativo e sustentável", explica.

Com relação a renovação da parceria, Amauri Sousa, diretor do Instituto Mauricio de Sousa, analisa sua relevância a nível nacional.

“Ao realizar um recorte para o nosso país, a temática que envolve os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é essencial para a construção de uma sociedade brasileira mais justa e equitativa para as próximas gerações. É um processo a longo prazo, sendo necessário o envolvimento dos diversos setores. A meu ver, as Organizações da Sociedade Civil têm uma importante participação nesse processo.”

Cursos

O Projeto IMPACTA ODS oferece dois cursos essenciais para disseminar o conhecimento sobre os ODS:

Curso Introdutório: esse curso proporciona uma introdução abrangente aos ODS, desde sua origem na Declaração do Milênio das Nações Unidas até a explicação detalhada dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Curso para Educadores: destinado a educadores, aprofunda a compreensão dos ODS, capacitando os professores a incorporarem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável em seus currículos e atividades educacionais.

 

Educação divertida

As revistas da Turma da Mônica têm um lugar especial no coração de todos os brasileiros, frequentemente marcando a primeira experiência literária de muitos. Agora, esses amados personagens estão desempenhando um papel fundamental na educação para o desenvolvimento sustentável.

As revistas especiais da Turma da Mônica – ODS, abordam questões complexas, como mudanças climáticas, igualdade de oportunidades e direito à cidade, de forma lúdica e envolvente. Os conteúdos iniciam conversas importantes sobre os ODS com crianças, adolescentes e jovens, apontando caminhos para um mundo melhor.

Para acessar as publicações em formato digital, visite impactaods.org.br/gibis-digitais.

 

Uma visão compartilhada do futuro

O Projeto IMPACTA ODS está moldando o futuro, capacitando jovens e crianças a se tornarem defensores ativos do desenvolvimento sustentável e promovendo um mundo onde todos têm a oportunidade de prosperar.

Para obter mais informações sobre o Projeto e como essa ação faz a diferença, visite impactaods.org.br.

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. 

Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br

 

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa, o respeito à infância e o compromisso de incentivar a leitura, ultrapassando gerações.

Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor, por isso desenvolvemos, por meio de uma linguagem lúdica, projetos, campanhas e ações sociais nas áreas de educação, cultura, cidadania, inclusão social e diversidade. Fomentamos o desenvolvimento de ações transformadoras, visando potencializar o impacto e a transformação social.

Para saber mais: https://www.institutomauriciodesousa.org.br/

Comentários