Atores, jornalistas e autoridades agitam lançamento de livro sobre etarismo

Noite de autógrafos da obra "A Invenção da Velhice Masculina" contou com presença de nomes como Antônio Pitanga, Tonico Pereira e Rosane Svartman

Uma imensa fila se formou pelos corredores da Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, no final da tarde desta terça-feira (26), para o concorrido lançamento do livro A Invenção da Velhice Masculina, lançamento do jornalista e pesquisador Valmir Moratelli, publicado pela Editora Matrix. Um debate do autor com o ator Tonico Pereira, mediado pela professora Tatiana Siciliano, da PUC-Rio, marcou o começo da noite agitada.

“A velhice não me alcança, porque vivo a vida com leveza. Tenho libido pela vida, amo o que é novidade, estou sempre pronto para o novo”, disse Tonico, bastante aplaudido, icônico ao interpretar papéis como o Mendonça de A Grande Família, Abel de A força do querer e, mais recentemente, Frei Leão de Amor perfeito.

Dentre os presentes estiveram os atores Antônio Pitanga, Samuel Bernardo e Jorge Lucas; as atrizes Amanda Lee, Gabriela Geyerhahn e Paula Frascari; o cônsul-geral do Japão Ken Hashiba e a cônsul Rina Ishikawa; a autora da TV Globo Rosane Svartman, que assina o prefácio da obra; o autor Emanuel Jacobina; o jornalista e escritor Edney Silvestre; os advogados Ricardo Brajterman, Fabiano Damascena e Rodrigo Bertoli; o diretor cultural da Acadêmicos do Salgueiro, Marcelo Pires; o empresário Eduardo Araúju; a estilista Alessa Migani; os jornalistas Bruno Chateaubriand, Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho; e a apresentadora Carol Eller.

O livro, adaptação de uma extensa pesquisa de doutorado defendida na PUC-Rio, discute a representação do envelhecimento sob perspectiva da masculinidade hegemônica. Ao defender a pluralidade de “velhices” em diferentes sociedades, a obra usa fontes textuais e imagéticas (pinturas, fotografias, esculturas, registros arqueológicos e produções televisivas), nas quais são interpretadas várias expressões artísticas que evidenciam traços civilizatórios na geração de sentidos, emoções e poder.

“Entender a criação dos conceitos associados ao envelhecimento é entender melhor a faixa etária que tende a ser majoritária no mundo em poucos anos”, defende Moratelli. O livro A invenção da velhice masculina se encontra à venda no site da editora, na Amazon e nas principais livrarias do país.

Comentários