GESTÃO DE TALENTOS | Joana Garoupa, autora de Manual de sobrevivência para o mundo corporativo, fará palestras no Brasil
A escritora portuguesa Joana Garoupa - autora de Manual de sobrevivência para o mundo corporativo, lançado pela Primavera Editorial - virá ao Brasil para ministrar uma série de palestras exclusivas. Em 11 de setembro, a especialista em ambientes corporativos conversará com uma plateia formada por clientes da Jungle Medical, no WeWork. O tema será como sobreviver e manter a saúde mental no mundo corporativo.
Em uma empresa, é fundamental que o gestor tenha em perspectiva que há milhares
de definições de sucesso coexistindo. Observar essa miríade de visões sobre o
êxito profissional – enquanto se assegura que existam elementos unificadores
entre as equipes – garante ao gestor que as relações humanas estão sendo
devidamente respeitadas, especialmente no âmbito do fomento à diversidade. Essa
é uma das visões trazidas por Joana Garoupa, especialista portuguesa em gestão,
no livro Manual de
sobrevivência para o mundo corporativo, lançado pela Primavera
Editorial. Nos dias 11 e 12 de setembro, a autora estará no Brasil para cumprir
uma agenda de eventos fechados destinados a executivos da área de Recursos
Humanos e C-Levels. Um dos encontros será no WeWork, onde Joana falará sobre
como sobreviver – e com saúde mental – no mundo corporativo.
Manual
de sobrevivência para o mundo corporativo reforça que a ideia de propósito é essencial para o manejo
do tema sucesso. Para além do questionamento sobre as definições individuais de
sucesso e como integrá-las ao objetivo da corporação, o livro aborda temas como
falhas; gerenciamento de pessoas e equipes; definição de objetivos comuns e
individuais; autenticidade (da empresa e do profissional); códigos sociais versus códigos corporativos;
o peso da idade (diversidade e etarismo); home
office, modelos híbridos e produtividade; composição de equipe
(somos melhores quando estamos junto dos melhores); a força das mentorias; quem
somos sem os nossos cargos; entre outros.
“Acima
dos ideais de sucesso de cada profissional, a equipe (áreas, empresa) deve ter
um propósito, um forte e claro sentido de missão, uma razão de existência que
funcione como um fio condutor e que una as diferentes visões em torno de um
objetivo comum. Trabalhar com um propósito é cada vez mais valorizado e
associado à expansão do potencial humano. A empresa Patagonia é um bom exemplo
de como o ativismo ambiental que conduz combina com os propósitos não apenas da
marca, mas daqueles profissionais que participam dessa jornada. Na prática, são
esses valores parte integrante da cultura da empresa; quanto mais esse
propósito se cruzar com o ideal de sucesso dos colaboradores, melhor e mais
coeso é esse casamento”, detalha Joana, acrescentando que, nesse contexto, o
objetivo da equipe tem que ser único, independentemente de cada elemento do
time ter motivações distintas para alcançá-lo. “Quem está à frente das
operações terá que garantir que todos saibam que o destino comum é esse e que
todos devem partilhar da mesma vontade de sucesso. O sucesso de uma empresa,
nesse caso, vai se conquistando e, quando sabemos o que queremos, é difícil
errar no caminho”, afirma.
Na
visão de Larissa Caldin, diretora-executiva da Primavera Editorial, no cenário
corporativo atual, totalmente globalizado, a troca de experiências e
conhecimentos de diferentes culturas e mercados é fundamental. “A vinda de
Joana Garoupa ao Brasil é uma excelente oportunidade para enriquecer a nossa
perspectiva sobre gestão e desafios corporativos. Seus insights, fundamentados em
vivências internacionais, nos proporcionam a chance de avaliar e comparar
práticas, adaptando-as ao nosso contexto e incorporando soluções bem-sucedidas
de outros mercados", afirma.
JOANA
GAROUPA | Aos 47
anos, a portuguesa de alma alentejana – mais propriamente de Estremoz – é
apaixonada por marcas e começou o percurso profissional em agências de
publicidade e de relações-públicas, tais como a McCann, Publicis ou DDB. Depois
de uma curta incursão pelo mundo das telecomunicações (Sonaecom), abraçou o
desafio de liderar a área de Marketing e Comunicação da Siemens, onde teve a
oportunidade de trabalhar no contexto de uma organização internacional. Na
Galp, coordenou a equipe responsável por definir a estratégia da identidade da
marca e o portfólio institucional. Depois de uma breve passagem como COO do
Omnicom media group Portugal, decidiu abrir a sua empresa de Advisory na área
do marketing, sendo hoje CEO da Garoupa INC. Em 2020, foi nomeada Marketeer do ano pelo Grupo
Multipublicações, passando em 2022 a integrar o Top 5 dos Marketeers mais Admirados em Portugal
(Scopen). Mentora no programa Professional
Women Network, Joana tem participado de iniciativas que promovem a
discussão da igualdade de gênero. Descobriu, recentemente, que gosta de correr
e ainda não parou. https://www.linkedin.com/in/garoupa/
SOBRE
A EDITORA | A
Primavera Editorial é uma editora que procura apresentar obras inteligentes,
instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder
sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com
| www.primaverabiz.com.br
Comentários
Postar um comentário