Escrita por Peter Seewald, biografia relata a vida e obra do Papa Bento XVI, cuja renúncia completa 10 anos

Recentemente, em 31 de dezembro, a Igreja Católica despediu-se do Papa Bento XVI, falecido aos 95 anos. No dia 11 de fevereiro, completam-se 10 anos do anúncio da renúncia do Santo Padre, um gesto que surpreendeu o mundo inteiro.

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Bento XVI – A vida”, escrito por Peter Seewald, jornalista bávaro e biógrafo de Joseph Ratzinger, relata este momento crucial da história recente da Igreja. Com riqueza de detalhes e contando com relatos de fontes ligadas ao biografado, o autor relata as motivações e os bastidores deste momento.

Nos capítulos 73 e 74, Seewald narra como se deu aquele dia 11 de fevereiro de 2013, revelando que o Pontífice estava certo de que aquela era a melhor decisão para o futuro da Igreja. Na obra, ele relata detalhes sobre este momento e demonstra serenidade do Santo Padre diante daquela decisão, que foi discernida durante longo tempo. “Dei esse passo com plena consciência da sua gravidade e também novidade, mas com uma profunda serenidade de espírito. Amar a Igreja significa também ter a coragem de fazer escolhas difíceis, dolorosas, tendo sempre diante dos olhos o bem da Igreja e não a nós mesmos”, recorda as palavras do papa Bento XVI.

Saiba mais sobre este livro, a mais completa biografia do Papa Bento XVI, publicada no Brasil com exclusividade pela PAULUS Editora:

Box Bento XVI – A vida

Na obra “Bento XVI – a vida”, o leitor acompanha os detalhes e pormenores da vida daquele que é considerado um dos teólogos e pensadores mais importantes de nossa época. O autor também aborda temas delicados, como os escândalos vividos pela Igreja durante o papado de Bento XVI e os motivos que o fizeram renunciar. Seewald contextualiza os períodos relatados na obra, numa envolvente narrativa. A publicação está dividida em dois volumes, compostos por 74 capítulos, além de trazer fotografias de diversos momentos da vida do pontífice. Para a produção da hercúlea biografia, Seewald fez mais de 2 mil perguntas ao biografado ao longo de 30 anos de convívio. Uma curiosidade sobre o autor é que ele declarava ateu quando conheceu o então cardeal Joseph Ratzinger. Ao longo dos anos, os dois tornaram-se amigos e a convivência com o religioso fez com que Seewald retornasse à fé católica. 

Em “Bento XVI – a vida”, o leitor acompanha os detalhes e pormenores da vida daquele que é considerado um dos teólogos e pensadores mais importantes de nossa época. O autor também aborda temas delicados, como os escândalos vividos pela Igreja durante o papado de Bento XVI e os motivos que o fizeram renunciar. Seewald contextualiza os períodos relatados na obra, numa envolvente narrativa. O livro é indicado para bispos, padres, religiosos, religiosas, estudantes, leigos e todos aqueles que admiram a vida e a obra de Bento XVI.

Sobre o autor: Peter Seewald nasceu em 1954, na cidade de Bochum (Alemanha). É um dos autores sobre religião mais respeitados na Alemanha atualmente. Trabalhou como jornalista de Stern, Spiegel e Süddeutsche Zeitung. Ao longo de sua carreira, consolidou-se como um dos escritores mais próximos ao Papa Bento XVI, entrevistando-o por horas incontáveis. Essas entrevistas deram origem a quatro livros, o primeiro dos quais foi publicado em 1996, sob o título de “O sal da terra”. Em 2000, veio a lume “Deus e o mundo”; em 2010, “Luz do mundo” e em 2016, “O último testamento”, no qual o Papa emérito faz um balanço de seu pontificado e aborda temas como sua renúncia e o pontificado de seu sucessor. Peter Seewald é casado e tem dois filhos.

Ficha técnica
Título: Box Bento XVI – A Vida
Autor: Peter Seewald
Coleção: Ratzingeriana
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 1476
Área de interesse: Teologia, Biografia
Saiba mais.

Comentários