Criatividade e imaginação: como incentivar atividades que estimulam as crianças

O período de férias é ideal para promover brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento das habilidades criativas

Período de celebrações, festividades e férias, o final do ano também é tempo de estar junto com as crianças. Com vontade de descobrir e explorar o mundo à sua volta, o momento do recesso também pode proporcionar uma maior interação familiar. Como os pais e responsáveis podem aproveitar esse período e incentivar atividades que estimulem as crianças? 

Para o coordenador pedagógico Josué Artigas Machado Junior, do Marista Escola Social Curitiba, é natural que as crianças busquem atividades divertidas, mas também é possível que os pais e responsáveis participem e mobilizem outros adultos a participarem também. “Essa possibilidade de mediação colabora com a socialização, e a criança também vê no adulto a possibilidade de expandir ainda mais sua forma de brincar”, reforça. 

O educador revela que o momento de socialização durante as festividades do final do ano contribui para que as crianças criem ainda mais repertório cultural. “A imaginação e a criatividade são inerentes nas crianças, na forma como elas buscam utilizar brinquedos, objetos e recursos, mas algumas atividades estimulam ainda mais, e os adultos podem ser esse canal de incentivo”, reforça. 

O especialista dá algumas dicas de atividades divertidas que incentivam o uso da criatividade e imaginação:

  1. Explore a natureza

Nada melhor do que incentivar as crianças a conhecerem e protegerem a natureza. O contato com o verde proporciona inúmeras vantagens no desenvolvimento e crescimento dos pequenos. Brincar com folhas, árvores, areia e grama é uma maneira de abrir a mente e estimular a criatividade. 

  1. Jogos e desafios

Os jogos e desafios são importantes para compartilhar o espírito de equipe, incentivar a busca de soluções, e incentivar o uso da criatividade para sair da situação criada pela brincadeira. “Uma das maneiras que contribui também para esse momento é criar seus próprios jogos e desafios, vale utilizar os materiais de casa, assim como a imaginação, na hora de um passeio de carro, por exemplo”, reforça Josué. 

  1. Criar é a palavra de ordem

Brincar também é incentivo para criar e as crianças adoram inventar novas brincadeiras. Utilizar meios e ferramentas para criar novas histórias, para contar, desenhar ou escrever, assim como brinquedos com materiais recicláveis, cabanas com lençóis, teatro de fantoche e muito mais. Permitir a liberdade na hora da invenção é o que estimula as crianças.

https://maristaescolassociais.org.br/

 

Comentários