Quatro vantagens de ser um artista digital

O crescimento do mercado de arte, as diferentes ferramentas e plataformas de estudo trazem benefícios aos artistas digitais

O mercado de arte está em crescimento, seja no digital ou tradicional. Dá para observar isso em um estudo chamado The Art Market, realizado pelo banco UBS em parceria com Claire McAndrew e com a feira Art Basel – no qual, cerca de 61% dos colecionadores de arte planejam comprar arte digital em 2022. Por isso, muitos profissionais estão investindo no mercado digital de arte. Thiago Tieri, especialista e gerente de marketing da Wacom no Brasil destaca as vantagens de ser um artista digital atualmente.

“Ser um profissional que trabalha com arte é desafiador. Além de muitas vezes depender desse trabalho para ter uma renda, muitos buscam por reconhecimento. A união da explosão do mercado de arte digital com as ferramentas digitais, como produtos Wacom, trouxe diversos benefícios para quem quer iniciar nesta carreira”, explica Thiago Tieri.

Confira as quatro vantagens de trabalhar com arte digital:

1) Economia de tempo e recursos

O primeiro pensamento sobre fazer arte é utilizar o clássico papel e caneta ou outros recursos como revistas, pincéis, tintas, entre outros. Mas a arte digital traz não somente a economia de tempo como a de recursos, pois para o desenho digital esses meios são inesgotáveis. Se começar algo e errar, é só recomeçar trazendo facilidade e rapidez a todo o trabalho que gastaria muitas folhas ou muito tempo tentando fazer igual, ou algo novo.

Investir em equipamentos e ferramentas digitais a longo prazo por ser um benefício para esse artista que quer economizar dinheiro e recursos.

2) Uso de software, aplicativos e ferramentas

Uma das maiores vantagens do ambiente digital é a utilização de software e aplicativos para os trabalhos online. A pandemia reforçou o uso dessas tecnologias para o dia a dia, até para quem não é artista, mas principalmente para eles, as ferramentas que proporcionam bem-estar e facilidade ao fazer artes vêm sendo primordial para todos.

Alguns equipamentos e softwares como as mesas digitalizadoras e monitores interativos se tornaram populares entre os artistas que estão começando a carreira agora ou os que já trabalham com arte há mais tempo. Como a Wacom Intuos que é um modelo compacto, leve e de fácil adaptação. Além de proporcionar conexão via USB com PC Windows, MAC e dispositivos Android. E a caneta Wacom que tem níveis de pressão permitindo o sombreamento fácil e traços diferenciados, que é impossível de alcançar com um mouse, além de ser ergonômica e não precisar ser recarregada. 

3) Artes se tornaram acessíveis

O mercado digital fez com que as artes se tornassem mais acessíveis, pois além de qualquer pessoa ter acesso a elas, seja pelas redes sociais ou portfólios digitais - a venda desses trabalhos também se tornou algo fácil para os artistas que podem comercializá-las como NFTs (token não fungível). Além disso, essas artes são utilizadas para serem apresentadas a marcas e estúdios para que o profissional invista em sua carreira.

4) Versatilidade de arte

A versatilidade da arte tradicional também está presente no digital, onde há diversas possibilidades de fazer aplicações e aperfeiçoamentos por meio das ferramentas digitais. Os tipos de arte já são infinitos como Pixel Art, edição de imagens, ilustração, desenho ou pintura, animação, modelagem 3D, colagem, entre outros. Investir e aprender sobre cada possibilidade é importante para continuar promovendo e compartilhando a arte com todas as pessoas que são de interesse.

Comentários