MM Gerdau recebe visita guiada e bate-papo sobre NFT's e o Mercado da Arte


O encontro integra a programação da exposição "Metal Etéreo", de Olavo Machado Neto e inclui a participação do artista, além de convidados especiais como Fabio Szwarcwald, ex-diretor do Museu de Arte Moderna(MAM) do Rio de Janeiro, Pedro Lázaro, arquiteto e diretor de arte, e de Frederico Meinberg, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital.

Nesta quinta, dia 23/06, às 16h, o MM Gerdau irá receber uma visita guiada pela exposição “Metal Etéreo”, seguida de um bate-papo sobre NTF’s e o mercado da arte. A sigla que, em português, significa tokens não fungíveis foi criada para definir ativos digitais únicos, como obras de arte, fotos, vídeos ou outros tipos de produto digital que tenham um certificado de propriedade e possam ser considerados exclusivos. E essas características são responsáveis por fazer os NFTs atingirem valores recordes em casas de leilões de obras de arte famosas em todo o mundo.

A ideia da conversa é trazer clareza sobre o tema, que ainda é novo para a maioria das pessoas. “As experiências que se abrem com esse novo formato de comercialização são fundamentais para que consigamos entender como esse mercado de arte está se desenvolvendo e as oportunidades que eles estão possibilitando para diversos outro setores, que vão muito além da arte” destaca  o economista e ex-diretor do MAM Rio, Fabio Szwarcwald, um dos convidados da conversa.

Ao ser questionado sobre a importância dessa discussão, Fábio ressalta: “Esse formato digital veio para ficar. É um mercado que está sendo construído agora no mundo inteiro, e o Brasil está acompanhando essa evolução em tempo real. Isso vai impactar a forma como consumimos arte porque traz uma transparência maior nas negociações e um acompanhamento mais preciso dessas vendas, além de garantir maior segurança para o comprador com relação à autenticidade da obra,  veracidade e documentação. Ou seja, está longe de ser um modismo. É uma tecnologia que já está sendo muito utilizada em todo o mundo. É apenas uma questão de tempo para que esse setor tome uma proporção ainda maior, até mesmo fora do campo das artes”, emenda.

Sobre a exposição

Criada para celebrar o Dia Nacional do Aço, a exposição assinada pelo artista e designer Olavo Machado apresenta obras que exploram as formas primárias com o objetivo de provocar reflexões sobre o espaço, o vazio e a matéria. 

Buscando dar continuidade ao seu processo de investigação e experimentação das potencialidades e possibilidade do aço no seu trabalho, o designer e artista Olavo Machado Neto concebeu uma série de obras feitas com aço da Gerdau que, apesar das referências e de sua identidade, extrapolam tudo que ele já desenvolveu anteriormente com o material. O que apresenta agora com a esta exposição é algo que ele define como uma espécie de moldura para o vazio. “O aço tem um papel central em meu trabalho, sendo uma pesquisa contínua desde o começo de minha carreira. Para a criação destas peças, fiz uma imersão nas características estruturais e de leveza do material. Ao combinar com formas primárias, presentes no nosso inconsciente, a tentativa é de provocar uma reflexão sobre o espaço, o vazio e, em um segundo momento, o material que estrutura as peças”, sintetiza Olavo Machado Neto.

A mostra reúne 12 peças únicas, além de alguns desdobramentos, que agrupados, formam outras obras.  A curadoria da exposição é assinada por Christian Larsen, que também é curador de Design Moderno e Artes Decorativas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, respondendo por uma enorme coleção com itens que vão desde 1900 até os dias atuais. Antes do Metropolitan, Larsen foi, por 8 anos, curador do Departamento de Arquitetura e Design de Museu de Arte Moderna de Nova York. Christian aponta que, durante o processo de concepção das obras, sua atuação teve como foco a contribuição para o desenvolvimento de um olhar crítico para as peças. “Fiz links entre os conceitos e formas do trabalho de Olavo Machado com artistas e movimentos históricos, contextualizando e ressaltando a inovação e a contribuição na linguagem artística dele com estes trabalhos”, aponta o curador.

O bate-papo ocorrerá logo depois de uma visita guiada pela exposição. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar da atividade.

Serviço


Exposição
 Metal Etéreo tem visita guiada e bate-papo sobre NFT’s e o Mercado da Arte

Data: 23/06 - quinta-feira

Horário: 16h

Local: MM Gerdau (último piso)  - Praça da Liberdade, s/no - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG

 

Exposição Metal Etéreo

Curadoria: Christian Larsen

Visitação: até 25 de junho de 2022

Entrada Franca de terça a sábado, das 11h às 18h, e nas quintas-feiras, das 11h às 21h.

MM Gerdau (último piso)  - Praça da Liberdade, s/no - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG

Informações completas no sitewww.mmgerdau.org.br

Visitas virtuais pelo Google Arts&Culture


Comentários